Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Loucos pela Diversidade

SID/MinC divulga livro com relatório da oficina realizada em 2007

A Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SID/MinC) publicou, em março de 2008, o Relatório Final da oficina Loucos pela Diversidade: da diversidade da loucura à identidade da cultura – realizada em agosto de 2007, no Rio de Janeiro, em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Fundação Oswaldo Cruz.

As experiências e os relatos do evento – que buscou dar visibilidade à produção cultural dos portadores de sofrimento psíquico e estabelecer uma discussão ampla e abrangente entre o Governo e a sociedade civil – estão agora registrados em um livro. Nele, estão os debates, as idéias, as exposições, as intervenções e as riquezas dos painéis desenvolvidos no decorrer da iniciativa.

A importância de conviver com o diferente e expressar o sofrimento psíquico por meio da arte e da cultura foram algumas das lições deixadas pelo encontro, que contou com a participação de várias autoridades, dentre elas, do então ministro da Cultura, Gilberto Gil. Também estiveram reunidos pesquisadores, artistas, produtores, profissionais e usuários envolvidos em projetos culturais na área de saúde mental e outros segmentos da sociedade.

No dia 23 de setembro, o livro será divulgado no XVIII Congresso Mundial de Epidemiologia e no VII Congresso Brasileiro de Epidemiologia, promovidos pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva, realizado em Porto Alegre, de 20 a 24 de setembro. O lançamento oficial do relatório e do DVD, que documenta a oficina com clipes musicais, programas e fotos, aconteceu em maio deste ano, durante o II Fórum Internacional de Saúde Coletiva, Saúde Mental e Direitos Humanos, no Rio de Janeiro.

Leia matéria relacionada: Oficina Loucos pela Diversidade: da Diversidade da Loucura à Identidade da Cultura.

Informações: (61) 3316-2129, SID/MinC; (21) 2260-5999 e loucospordiversidade@fiocruz.br, na Fiocruz.

(Texto: Tatyana Vendramini, Comunicação Social/MinC)
(Fonte: SID/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário

  • Adel Gonzaga

    10 de junho de 2009

    Gostaria de inscrever os projetos de geração de renda “Bolsas do Cais” e “Loucos por Serigrafia” que realizo com usuários do Caps II Centro de Atividades Integradas em Saúde Mental em Angra dos Reis. Aguardo informações.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Confira se pode entrar em algum Edital Aberto, ou inscreva seu projeto na Lei Rouanet e, depois da avaliação pela Comissão, encontre um patrocinador para seu projeto que queira investir na sua idéia, este receberá em retorno desconto em impostos. Tanto pessoa física pagadora de Imposto de Renda (IR) quanto empresas tributadas com base no lucro real, podem ser beneficiadas por incentivos fiscais enquanto apóiam a arte brasileira. Para acessar o novo formulário é necessário antes se cadastrar no SALICWEB. Para ver o vídeo tutorial, que ensina o passo a passo clique aqui.