Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Pontos de Cultura serão 20 mil até 2010, prevê Juca Ferreira

Jornal da Mídia, 04/09/2008 (14h54)

Brasília – A ampliação dos centros comunitários de produção cultural financiados pelo Ministério da Cultura, os Pontos de Cultura, para 20 mil é uma das metas do ministro Juca Ferreira, que assumiu o posto há uma semana. Desde 2003, o ministério instalou mil desses centros. A nova meta foi estabelecida para 2010.

A estratégia, segundo Ferreira, é dividir com os estados a responsabilidade de escolha dos projetos. “Estamos trabalhando nessa nova geração dos Pontos de Cultura fazendo os editais com os governos estaduais, para descentralizar e favorecer a diversidade cultural brasileira. A gente acha melhor que as comissões de avaliação sejam regionalizadas”, afirmou Ferreira, depois de participar do programa Bom dia Ministro, hoje (4), na Rádio Nacional de Brasília.

Ele destacou a importância dos Pontos de Cultura. “[O projeto] já está testado e talvez seja a ação mais importante do ministério, porque você financia atividades culturais existentes nas áreas sociais mais degradadas.”

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



9 comentários

  • caio

    3 de janeiro de 2011

    sou músico, tenho um projeto de cantoria, quero saber como faço para assumir um ponto de cultura aqui no meu município?

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com: Prezado Caio, para tirar dúvidas encaminhe email para cidadania@cultura.gov.br

  • Aldemir Rildon Carneiro

    10 de outubro de 2010

    Quando sai o edital para apoio de projeto cultual de 2010 e como eu escrever projeto vinculado a associação?

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Primeiro, confira se pode entrar em algum Edital Aberto, ou estude os links a seguir e conheça os passos para inscrever seu projeto na Lei Rouanet e, depois da avaliação pela Comissão, encontre um patrocinador para seu projeto que queira investir na sua idéia, este receberá em retorno desconto em impostos. Tanto pessoa física pagadora de Imposto de Renda (IR) quanto empresas tributadas com base no lucro real, podem ser beneficiadas por incentivos fiscais enquanto apóiam a arte brasileira.
    Se tiver alguma dúvida, entre em contato com a
    Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC) – Divisão de Atendimento ao Proponente
    Tel.: (61)2024.2082
    Horário: segunda a sexta, das 9h às 17h
    email: fomento@cultura.gov.br

    Para acessar o formulário online é necessário antes se cadastrar no SALICWEB. Para ver o vídeo tutorial, que ensina o passo a passo clique aqui. Mais informações, Siconv: 0800-9782340. SalicWeb: informe.sefic@cultura.gov.br.

    Boa Sorte!!

  • RONILSON CORDEIRO VILA NOVA

    13 de maio de 2009

    Como implantar em minha cidade um ponto de cultura? Ela está localizada ao lado de uma tribo indígena.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Precisa se inscrever em um Edital aberto para seu estado. Veja mais aqui. Boa Sorte!!

  • paulo lima

    6 de maio de 2009

    olá, gostaria de saber quando sai o resultado do Prêmio de Ponto de Mídia Livre, visto que o prazo de inscrições havia sido prorrogado.
    abração, paulo lima.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Publicamos novos Editais e os resultados na página dos Editais assim que são publicados no Diário Oficial da União, a data depende da publicação no DOU, e o MinC não pode estimar quando ela será realizada. Você pode RSS ou Atom a página dos Editais para receber aviso quando ela for alterada.

  • Carmela Grune

    4 de maio de 2009

    Empresa privada que publica o Jornal Estado de Direito, com tiragem de 40 mil exemplares, distribuídos gratuitamente em dez Estados com o objetivo de promover a inclusão social pela cultura jurídica. Como posso obter apoio por lei de incentivo?

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Confira se pode entrar em algum Edital Aberto, ou inscreva seu projeto na Lei Rouanet e, depois da avaliação pela Comissão, encontre um patrocinador para seu projeto que queira investir na sua idéia, este receberá em retorno desconto em impostos. Tanto pessoa física pagadora de Imposto de Renda (IR) quanto empresas tributadas com base no lucro real, podem ser beneficiadas por incentivos fiscais enquanto apóiam a arte brasileira. Para acessar o novo formulário é necessário antes se cadastrar no SALICWEB. Para ver o vídeo tutorial, que ensina o passo a passo clique aqui. Veja também a página Impedimentos.

  • Karla

    29 de abril de 2009

    Olá… gostaria de saber se em um municipio aonde há um ponto de cultura, pode haver outro? muito obrigada.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Depende da parceria que o MinC fez com o Governo do Estado. Para maiores informações, envie mensagem à Secretaria de Programas e Projetos Culturais – SPPC

  • José Lucas Bueno de Mello

    24 de abril de 2009

    Queria saber como montar um ponto de cultura em meu município, pois aqui a cultura anda a ZERO

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Precisa se inscrever em um Edital aberto para seu estado. Veja mais aqui. Boa Sorte!!

  • José Renato Arena Scorsatto

    13 de outubro de 2008

    Gostaria de criar um ponto de cultura em minha cidade, Botucatu, uma cidade onde a cultura é negligênciada, não há bilblioteca de artes, gostaria de implantar um cine-clube com oficinas de produção audiovisual e uma biblioteca de artes e cinema.

    RESPOSTA, por Guilherme Barcellos: No momento não há edital para seu estado, pode esperar ou inscrever projeto na Lei Rouanet: Orientações Gerais.

  • maria Faustina Costa da Cruz

    17 de setembro de 2008

    Sou do município de Ponta Porã, MS e gostaríamos de saber se há algum edital em aberto para apresentação de projetos como ponto de cultura.

    RESPOSTA, por Guilherme Barcellos: Ponto de Cultura não está aberto agora, você pode checar os Editais Com Inscrições Abertas.