Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Curitiba realiza Conferência Municipal de Cultura

Curitiba elege delegados e diretrizes para Conferência Estadual de Cultura A capital do Paraná, Curitiba, realizou na última sexta-feira, 28 de outubro, a 1ª Conferência Municipal de Cultura. O encontro, que contou com 200 participantes, elegeu delegados e diretrizes de políticas públicas de cultura, a serem apresentadas na Conferência Estadual de Cultura, em novembro.

Participaram do evento o gerente de Articulação Nacional do Ministério da Cultura (MinC), Aloysio Guapindaia, o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, o vereador André Passos (PT), além de representantes das classes artísticas da cidade.

O tema principal em debate foi O Estado e a Sociedade construindo as Políticas Públicas de Cultura. A conferência também discutiu os eixos temáticos da 1ª Conferência Nacional de Cultura: Gestão Pública da Cultura; Cultura é Direito e Cidadania; Economia da Cultura; Patrimônio Cultural;e Comunicação é Cultura.

Na ocasião, o gerente de articulação nacional do MinC pronunciou:’Curitiba integrou-se à essa política de alcance nacional e tem uma participação fundamental no processo que visa promover um avanço histórico para a cultura no país’.

Segundo Guapindaia, cada cidade tem um papel importante na construção dessa nova política cultural. ‘São os municípios que têm a responsabilidade de elaborar as propostas que formularão o Plano Nacional de Cultura do Brasil", diz.

O presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Paulino Viapiana, disse que, "pela primeira vez em Curitiba, a sociedade pôde escolher a cultura como um dos itens de prioridade de investimento da administração pública. Nunca haviam perguntado à comunidade se ela queria mais atenção às ações culturais de sua cidade’, afirma.

Para o presidente da Fundação Cultural, a integração de Curitiba ao SNC, junto aos 728 municípios participantes da construção do Plano Nacional de Cultura, fará com que a cidade alcance um resultado valioso. "Estou certo de que colheremos subsídios importantes para a Conferência Nacional’, completa.

Segundo Geraldo Pioli, cineasta paranaense, a conferência é uma iniciativa positiva para democratizar a cultura no Brasil, uma vez que esta deve ser estratégica. Para Newton Goto, artista plástico, "a partir dessa conferência, as pessoas estão com vontade de elaborar propostas para a construção de um plano de política pública que funcione, já que existe uma desconstrução cultural histórica no país’, afirma.

(Fonte: Fundação Cultural de Curitiba)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres