Ministério da Cultura Brasil
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Cultura afrodescendente

Celebrando mês da Consciência Negra, Fundação Palmares promove show e lança revista

O Ministro da Cultura, Juca Ferreira, o presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo, e artistas do show Mães D’ Água – Yèyé Omó Ejá concederão entrevista coletiva, no próximo dia 08.12, às 17 horas, no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA). Em pauta, três lançamentos: de um DVD do show em tributo a Iemanjá, da edição especial de fim de ano da Revista Palmares e da programação brasileira no Festival Mundial das Artes Negras.

O concerto que originou o DVD foi realizado no Teatro Nacional de Brasília, em agosto último, para celebrar os 22 anos de criação da Fundação Palmares. Sob a regência do maestro Angelo Rafael Fonseca, Daúde, Margareth Menezes, Mart´nália, Luciana Mello, Rosa Marya Colin e Paula Lima executaram um repertório composto por canções que saúdam Iemanjá. O DVD foi pré-lançado pela TV Brasil, em 20 de novembro último, como ponto alto da programação que celebrou o Dia Nacional da Consciência Negra. Para o lançamento oficial, em Salvador, será realizado, às 21h do dia 08.12, também no TCA, um show reconstituindo esta celebração em homenagem à rainha das águas.

Pré-lançada em novembro último, a edição especial da Revista Palmares faz mais do que narrar as ações da Fundação Cultural Palmares em 2010: reconstrói, com o cuidado e a qualidade que o assunto merece, um capítulo relevante da história de luta em favor da cultura e da população afrodescendente no Brasil.

Símbolo do diálogo entre os povos e as culturas da Diáspora Africana, o III Festival Mundial das Artes Negras acontecerá de 10 a 31 de dezembro próximo, no Senegal. O Brasil, nação com o maior número de negros ou mestiços do mundo, é o convidado de honra desta edição, e, portanto, terá uma noite dedicada à exibição de suas riquezas musicais e outras manifestações artísticas.

O Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Palmares, é um dos encarregados de organizar a delegação que irá ao continente africano. Entre as atrações, Carlinhos Brown, Chico César, Tereza Cristina, Rappin’ Hood e a escola de samba Império Serrano. Espetáculos de dança e especialidades da culinária brasileira também estão na programação.

Leia mais.

(Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



5 comentários

  • Clipping Palmares – 06/12/2010 – Palmares

    14 de dezembro de 2010

    [...] Minc – Celebrando mês da Consciência Negra, Fundação Palmares promove show e lança revista [...]

  • joão carlos pereira

    7 de dezembro de 2010

    venho parabenizar a todos por esta que não é a primeira mais uma das mais bela vitoria de todos nós afro descendente e em espcial ao nosso zulu que sem duvidas faz jus ao cargo que ocupa e tambem solicitar 2 copias do dvd do show mães D’Agua ficarei muito grato

  • Maurílio Ferreira da Silva

    7 de dezembro de 2010

    Quero parabenizar esta importante iniciativa e ao mesmo tempo solicitar a gentileza de me enviarem 02 (DVDs) do show Mães D’ Água – Yèyé Omó Ejá em tributo a Iemanjá e (03) três exemplares da edição especial de fim de ano da Revista Palmares e da programação brasileira no Festival Mundial das Artes Negras.

    Atenciosamente

    Maurílio Ferreira da Silva, Membro do Movimento Negro Unificado – MNU/ Membro da Comissão de Religiosos de Matrizes Africanas de Campinas e Região- CRMA

    Campinas/SP.

  • Tweets that mention Ministério da Cultura - MinC » Cultura afrodescendente -- Topsy.com

    7 de dezembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by MinCultura, MinCultura and Eliezer Sampaio S Jr, Sentidos Urbanos. Sentidos Urbanos said: Celebrando mês da Consciência Negra, Fundação Palmares promove show e lança revista em Salvador nesta quarta (8/12) http://bit.ly/fHqsN8 [...]

  • Cultura afrodescendente : Beco Cultural

    7 de dezembro de 2010

    [...] Fonte: http://www.cultura.gov.br [...]