Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Agenda na Bahia

Ministro estará em Salvador na segunda-feira (25) para eventos do Dia Internacional da África

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, acompanha os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Abdoulaye Wade, do Senegal, em uma visita a Salvador, na próxima segunda-feira, dia 25 de maio, para participar das comemorações do Dia Internacional da África.

Na ocasião haverá solenidade de lançamento da participação brasileira no III Festival Mundial de Artes Negras (III Fesman), previsto para acontecer entre os dias 1º e 14 de dezembro de 2009, em Dacar (Senegal), além da entrega de prédio histórico à Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) e o lançamento do selo Roda de Capoeira e Ofício dos Mestres de Capoeira, pela Empresa de Correios e Telégrafos (ECT).

A agenda oficial tem início às 14h de segunda-feira, na cidade de Cachoeira, no Recôncavo Baiano, onde será inaugurada uma nova instalação do campus da UFRB, localizada no conjunto de prédios históricos Quarteirão Leite Alves, restaurado pelo Programa Monumenta, do Ministério da Cultura e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan/MinC), com investimento aproximado de R$ 8 milhões.

As comemorações continuam pela parte da noite, em Salvador, no Teatro Castro Alves, com uma apresentação dos Mestres de Capoeira, às 18h, e em seguida o lançamento do selo comemorativo. Às 19h, o lançamento oficial do III Fesman. O Brasil é o país convidado de honra do festival africano e a Fundação Cultural Palmares (FCP), vinculada ao MinC, está organizando a presença brasileira no evento. Uma das iniciativas é o lançamento de um edital para selecionar os artistas nacionais que irão participar de apresentações culturais em Dacar.

Ainda na solenidade, em Salvador, a partir das 20h, estão previstos espetáculos artísticos de temática afro-brasileira, com a participação dos músicos brasileiros Carlinhos Brown, Margareth Menezes, Gilberto Gil, Grupo Gêge Nagô, Ilê Ayê, Cortejo Afro e Filhos de Gandhy  além dos senegaleses Fréres Guisse, Youssou N’dour e a cantora Cooumba Gwallo. Também a dança estará representada no evento com duas companhias reconhecidas mundialmente: o Balé Folclórico da Bahia e o Balé do Senegal.

Embaixadores da França, Portugal e de 29 países africanos foram convidados pelo ministro Juca Ferreira para participar das comemorações na Bahia. Também estarão presentes o ministro da Cultura e Patrimônio Histórico do Senegal, Mame Birame Diouf, o presidente da FCP, Zulu Araújo, o presidente da Iphan, Luiz Fernando de Almeida, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário Estadual de Cultura, Márcio Meirelles, o reitor da Universidade Federal do Recôncavo, Paulo Grabriel Nacif,  e prefeitos da região.

Coletiva à Imprensa – No domingo, dia 24 de maio, às 14h, será realizada entrevista coletiva à imprensa na Casa Berquó, Rua Visconde de Itaparica, nº 8, Centro, Barroquinha. O objetivo é informar sobre a agenda conjunta do ministro Juca Ferreira e dos presidentes Lula da Silva e Abdoulaye Wade na Bahia, nesta segunda-feira, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da África.

A entrevista será concedida pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Zulu Araújo; pelo reitor da Universidade Federal do Recôncavo Baiano, Paulo Nassif; pelo superintendente regional do Iphan na Bahia, Carlos Amorim; e por Gabriel Gonçalves, do Programa Monumenta.

(Patrícia Saldanha, Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário

  • WILLIAM MORAES CORREA (OS FOLIOES - SAO LUIS )

    25 de maio de 2009

    O que já era festivo ficará ainda mais. Imagine o quanto belo será esse evento…