Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Campus Party 2009 abrigará 6 mil participantes e terá conexão de 10 Gbps

Lygia de Luca - IDG Now!

link para o artigo original

A segunda edição da Campus Party Brasil ocorrerá de 19 a 25 de janeiro de 2009, em São Paulo, com o dobro de capacidade e velocidade de conexão, em comparação com o encontro deste ano.

A banda larga, oferecida pela Telefônica, terá velocidade de 10 Gbps, o dobro da oferecida na 1ª edição brasileira. O evento espera receber também o dobro de pessoas, ou seja, seis mil participantes – 4 mil com seus computadores -, e 300 mil pessoas circulando na área aberta ao público e gratuita.

Desta vez, o evento ocorrerá no Centro de Exposição Imigrantes, que será divido em 12 espaços de conteúdo. O destaque vai para a área de criatividade que, na próxima edição será fragmentada em Vídeo, Design, Fotografia e Música. As áreas de Astronomia, Blog, Desenvolvimento, Games, Robótica, Simulação, Software Livre e Modding se mantêm como na edição de 2008.

No primeiro encontro de internet no Brasil, havia cinco ações: Inclusão digital, Campus Verde, Campus Móvel, Campus Media e Barcamp. Para 2009, chegam três novidades: Cibercultura, Grid Computer e Sarau Digital.

O responsável pela área de robótica do evento em 2008, Alexandre Simões, conta que, como parte da Campus Party Brasil 2009, haverá um projeto de robô open source para todos usarem as especificações e criarem o ‘CP1′, primeiro robô totalmente construído na CP Brasil.

As inscrições para os campuseiros que participaram no ano passado serão abertas a partir de sexta-feira (26/09). Até o dia 6 de outubro os interessados pagam 100 reais pelo ingresso. De 7 a 31 de outubro, estarão abertas as inscrições para o público em geral, pelo mesmo valor. A partir de 1º de novembro o ingresso custará 150 reais. O pacote opcional de refeições para todos os dias custará 150 reais.

A estimativa de investimento para a CP Brasil 2009 é o mesmo valor da edição anterior – 10 milhões de reais.

Melhorias
A organização do evento oferecerá, ainda sem horários e parceria definidos, transporte das estações de metrô próximas ao Centro de Exposição Imigrantes. Além disso, as restrições de horário de entrada e saída, que causaram problemas na última edição, não existirão. “Dessa vez, não estamos no parque do Ibirapuera, então não temos restrições de segurança”, explica o diretor geral da CP Brasil, Marcelo Branco.

Segundo Branco, os problemas relacionados à acústica – este ano, o som das áreas se misturava por sua proximidade – também não serão enfrentados. “O local das palestras ficará dentro das respectivas áreas, onde ficam os PCs, facilitando para os campuseiros”, explica.

Para os participantes, outra boa notícia é a melhoria na estrutura de acampamento – mais espaço – e chuveiros, graças à infra-estrutura do próprio local. “Ainda não definimos, porém, se ofereceremos as barracas ou não”, diz Branco.

O diretor de conteúdo da Campus Party, Sérgio Amadeu, garante que o Barcamp terá mais destaque na próxima edição. “Deixaremos mais claro o espaço voltado às desconferências, incentivando a participação de palestrantes e ‘palestrados’”, conta.

Em resposta ao sucesso das ‘baladas’ noturnas que aconteceram este ano, haverá um espaço exclusivo para as festas, com DJs, VJs e música digital. E, para a alegria dos participantes, a organização promete um sistema diferente para o cadastro dos equipamentos, evitando as filas monstruosas que caracterizaram o início do evento na Bienal do Ibirapuera.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres