Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

DOCTV IV

Concursos estaduais do Programa do MinC serão lançados em 27 de maio

1848wd095image_media_horizontal.jpg Os 27 concursos estaduais do DOCTV IV serão abertos no dia 27 de maio. Nesta edição, serão premiados 35 projetos de documentários, além das Carteiras Especiais, que são produções realizadas com apoio financeiro organizado pelos Pólos Estaduais do DOCTV. O Pólo da Bahia, por exemplo, apoiará quatro programas extras através do modelo das Carteiras Especiais.

Essas definições foram ratificadas durante a Oficina de Planejamento Executivo do DOCTV IV, que ocorreu nesta semana (23 e 24 de abril), no Hotel Nacional, em Brasília. Cada um dos documentários é realizado por meio de contratos de co-produção no valor de R$ 110 mil. O processo iniciado com a reunião terá duração de 23 meses, até a difusão dos documentários realizados por produtoras independentes na Rede Pública de Televisão.

1848wd098image_media_horizontal.jpgCom a participação de representantes de TVs Públicas e das seções estaduais da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas dos 27 estados da Federação, a oficina de planejamento definiu o Regulamento dos Editais, realizados de maneira descentralizada pelos estados, o Plano de Trabalho do DOCTV, o cronograma e a dinâmica das relações entre as entidades participantes.

O DOCTV é um Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura (SAv/MinC), Associação Brasileira das Emissoras Públicas Educativas e Culturais (Abepec), Fundação Padre Anchieta (FPA-TV Cultura) e Empresa Brasil de Comunicação (EBC-TV Brasil), em associação com TVs públicas de todo o Brasil e com o apoio institucional da Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas (ABD).


Audiência Alta

De acordo com o diretor de Marketing da FPA-TV Cultura, Cícero Feltrim, que participou da mesa de encerramento da oficina, o DOCTV chegou a alcançar o terceiro lugar da audiência de sua faixa de horário – sexta-feira, à noite – no estado de São Paulo. “Isto é algo importante em uma praça como São Paulo e mostra que estamos no caminho certo”, afirmou, destacando a democracia na gestão e o respeito às diferenças e a qualidade dos profissionais que participam do programa em todo o país.

A mesa de encerramento do encontro fez um breve balanço do impacto das quatro edições do DOCTV, com a participação de Paulo Alcoforado, diretor da SAv/MinC e secretário em exercício; do gerente executivo da Abepec, Marco Antonio Coelho; do diretor de Marketing da FPA-TV Cultura, Cícero Feltrim; do diretor de Relacionamento e Rede da EBC-TV Brasil, Mario Borgneth; da presidente da ABD, Solange Lima; e do coordenador executivo do DOCTV, Max Eluard.

Rede Nacional de TV – Uma vez realizados, os documentários da Série DOCTV IV estrearão num circuito nacional de teledifusão composto pela TV Cultura do Amazonas, TV Cultura do Pará, TV Aldeia (Acre), TV Palmas (Tocantins), TV Antares (Piauí), TV Ceará, TV Universitária do Rio Grande do Norte, TV Universitária da Paraíba, TV Universitária de Pernambuco, Instituto Zumbi dos Palmares (Alagoas), Aperipê TV (Sergipe), TVE Bahia, TV Brasil Central (Goiás), TV Mais (Mato Grosso), TVE Regional (Mato Grosso do Sul), Rede Minas, TVE Espírito Santo, TV Brasil (Maranhão, Distrito Federal, Rio de Janeiro), TV Cultura de São Paulo, Paraná Educativa, TV Cultura de Santa Catarina e TVE RS. Na ausência de TVs públicas nos estados do Amapá e Rondônia, a Fundação Estadual de Cultura do Amapá e a Fundação Cultural Iaripuna realizam estratégia alternativa de difusão da série simultaneamente à teledifusão em Rede Pública de TV.

(Priscila D. Carvalho, SAv/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário

  • Alan deMenezes Meira

    16 de maio de 2008

    É de grande valor para a memória cultural deste pais tão diverso, o registro audio-visual que documente o retrato do nosso povo e das nossas manifestações.
    Como documentarista, serei responsável em produzir o melhor que a oportunidade me oferecer.