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Observatório dos Editais

Instrumento inovador vai permitir o acompanhamento das seleções públicas que utilizam recursos das leis federais de incentivo fiscal

O ministro Gilberto Gil lança nesta quinta-feira, dia 6 de março, às 11h, no Salão Portinari, do Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro, o Observatório dos Editais. O evento também contará com a participação do secretário executivo do MinC, Juca Ferreira; do secretário de Políticas Culturais, Alfredo Manevy; do secretário de Incentivo e Fomento à Cultura, Roberto Nascimento; e do secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, Sérgio Mamberti.

O Observatório dos Editais é um instrumento inovador que vai conferir maior controle e mais transparência ao processo de seleção de projetos culturais candidatos a financiamento.

A seleção pública de projetos culturais, com utilização de editais, é uma das formas de melhorar a destinação de recursos às atividades culturais, ao propiciar inscrição aberta a todos, critérios de avaliação claros e objetivos previamente divulgados.

Desde 2003, o MinC vem democratizando a gestão pública de Cultura. Os valores aplicados em seleções públicas cresceram quase dez vezes nos últimos cinco anos, saltando de R$ 22 milhões para R$ 216 milhões.

O Observatório dos Editais será uma instância colegiada, de regulação e monitoramento dos editais e da seleção dos projetos, formada por representantes do Sistema MinC, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, dos Fóruns de Secretários Estaduais e Municipais de Cultura e de empresas públicas e privadas.

Política de Patrocínio da Casa da Moeda

Ainda no Rio de Janeiro, o ministro Gilberto Gil participa de um almoço para apresentação da Política de Patrocínio da Casa da Moeda, a ser realizado na sede da instituição (Rua Rene Bittencourt, nº 371, Distrito Industrial de Santa Cruz).

O Ministério da Cultura e a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República são parceiros da Casa da Moeda no lançamento do programa. A iniciativa faz parte das ações de responsabilidade social da empresa pública, que está vinculada à estrutura organizacional do Ministério da Fazenda. A Casa da Moeda vai utilizar o cadastro dos projetos selecionados pelo MinC, mas não classificados dentro do número de vagas oferecidas em cada modalidade, como mais uma opção de patrocínio para a área cultural.

O programa vai contar com recursos próprios da Casa da Moeda e com os incentivos fiscais da Lei Rouanet e deverá patrocinar, também, as áreas ambiental, socioeducativa e esportiva.

Também estarão presentes à apresentação o secretário executivo do MinC, Juca Ferreira; o secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Machado; o subchefe executivo da Secom-PR, Ottoni Fernandes; e a diretora de Patrocínio da Secom-PR, Ana Cristina Ribeiro da Cunha.

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3 comentários

  • Edmundo Lippi

    6 de março de 2008

    A iniciativa é boa. Agora precisamos que os editais sejam lançados anualmente.

  • Ator Chicão Santos de Rondônia

    5 de março de 2008

    O MinC dá um bom exemplo de como fazer bem com pouco… Parabéns!!!

  • Mestre Paulão

    5 de março de 2008

    Parabéns por mais está iniciativa. Vejo que o Ministério da Cultura tem trabalhado para cada vez mais melhorar o acesso da população às informações das políticas públicas realizadas pelo MINC. Parabéns tambéns pelo novo sítio. Está mais dinâmico.