Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto

Ministro Gilberto Gil e Augusto Boal lançam o Projeto no CTO
Na noite de 14 de março – dois dias antes de seu aniversário -, o teatrólogo Augusto Boal recebeu o ministro da Cultura, Gilberto Gil, e o secretário de Programas e Projetos Culturais do MinC, Célio Turino, no Ponto de Cultura Centro do Teatro Oprimido (CTO).

Com a casa lotada, foi celebrada a implementação de 70 núcleos de atividades na Rede Cultura Viva no Brasil e exterior. ‘De Ponto a Ponto, iremos levar os saberes e ações do Teatro do Oprimido a diversas cidades brasileiras e a dois países africanos, Moçambique e Guiné-Bissau’, anunciou Boal.

Gilberto Gil foi recebido em ritmo de festa, com música, apresentações, exposição de esculturas e pinturas realizada por artistas do Centro e comida baiana, com direito a Abará e Acarajé. Cantou a música Esperando na Janela, puxou o Parabéns para Você em homenagem a Boal e falou sobre o impacto do Cultura Viva.

‘Esse Programa veio para identificar, reconhecer e potencializar as atividades culturais já desenvolvidas por comunidades nos diversos cantos do país. Hoje temos cerca de 450 Pontos de Cultura em todo Brasil’, informou o ministro. ‘E nossa inspiração está em processos como estes aqui desenvolvidos. Por isso, o Teatro do Oprimido não é apenas um dos nossos parceiros, mas o fundador dos Pontos de Cultura’, disse Gil.

Emocionado, Boal respondeu ‘Como diz o escritor Dostoievski, só a beleza salvará o mundo! E a arte permite que a gente veja a realidade que normalmente a gente não vê’.

Pontos de Cultura

O projeto Teatro do Oprimido de Ponto a Ponto é mais uma alternativa de implementação de práticas culturais junto às comunidades locais e um estímulo ao intercâmbio cultural. Com a iniciativa, o CTO vai agregar conhecimentos de outras atividades culturais locais que, posteriormente, serão replicadas nos Pontos de Cultura. Serão oferecidos cursos sobre as técnicas do Teatro do Oprimido, que já vêm sendo utilizadas em mais de 50 países catalogados na Associação Internacional de Teatro do Oprimido (www.theatreoftheoppressed.org/en).

A equipe do CTO-Rio apoiará Pontos de Cultura do Distrito Federal, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais, São Paulo e do próprio estado do Rio de Janeiro .

(Nanan Catalão)
(Comunicação Social/Ministério da Cultura)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres