Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Concurso JogosBR

Secretário do Audiovisual anuncia vencedores do concurso O secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Orlando Senna, anuncia nesta quinta-feira, dia 14, em São Paulo, os oito vencedores do Primeiro Concurso de Idéias Originais e Demos de Jogos Eletrônicos – JogosBR, feito em parceria com a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e o Instituto Nacional de Tecnologia de Informação (ITI).

Com essa iniciativa pioneira, lançada em agosto, o MinC passa a reconhecer o jogo eletrônico como produto audiovisual. "Esse concurso espelha a necessidade de o Brasil prestar atenção mais afetiva no que se refere a essa forte economia audiovisual’, afirma Orlando Senna.

‘Alguns jogos eletrônicos que correm o mundo faturando milhões de dólares foram criados por jovens brasileiros. Não puderam ser produzidos no Brasil devido a uma defasagem dessa indústria em nosso país. Esse é um primeiro passo tanto no que se refere ao estímulo à criação e à invenção como também à sua posterior industrialização" , acrescenta.

De acordo com a Associação Brasileira das Desenvolvedoras de Jogos Eletrônicos (ABRAGAMES), criada em abril de 2004, o setor movimenta anualmente cerca de US$ 70 milhões.

Mais de quatro mil pessoas se cadastraram no site criado pela Secretaria do Audiovisual (SAV). Elas apresentaram idéias, que foram discutidas e comentadas entre internautas. No final de outubro, 1066 desses pré-projetos foram selecionados. Deles, foram escolhidos 45 para participar da segunda fase: a transformação desses trabalhos em demos de jogos eletrônicos.

O anúncio dos vencedores acontece durante o 1º Troféu GameWorld Melhores de 2004, que premia, por eleição dos consumidores, os 20 melhores jogos eletrônicos brasileiros produzidos do ano passado.

Os vencedores receberão da SAV R$ 30 mil, cada um. São eles:

- Ayri, Uma Lenda Amazônica; de Sylker Telles Faria (Manaus/AM)
- Capoeira; de André Ivankio Hauer Polszaj (Curitiba/PR)
- Cim-itério; de Wagner Gomes Carvalho (São Paulo/SP)
- Iracema, o Jogo; de Odair Gaspar (Santo André/SP)
- Nevrose; de Rodrigo Queiroz de Oliveira (Ribeirão Preto/SP)
- Raízes do Mal, de Marcos Cruz Alves (Curitiba/PR)
- Sandboard Brasil; de Jorge Manuel Vitória Caetano Jr (Maringá/PR)
- Emprego Maluco; de Tiago Pinheiro Teixeira (Vila Velha/ES)

Informações do evento: (11) 3105-1264 e 9681-6274

(Déa Barbosa / Sérgio Bazi)
(Secretaria do Audiovisual)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres