Ministério da Cultura Brasil
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Cultura e diversão

Diversos museus brasileiros têm programação especial para as férias escolares

Muita brincadeira, jogos, oficinas, teatro e cinema. Museus brasileiros promovem atividades lúdicas e culturais para a garotada de férias durante os meses de janeiro e fevereiro.

No Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro (RJ), as atividades incluem apresentação de filme, visita ao circuito de exposições de longa duração e espaço para a realização de picnic. Os filmes são produções da Secretaria de Educação À Distância do Ministério da Educação e têm duração aproximada de 15 minutos.

No Museu Casa de Portinari, em Brodowski (SP), a criançada vai brincar de confeccionar pião, pipa, pula-carniça e peteca, passatempos que fizeram parte da infância e das obras de Candido Portinari. O museu oferece, ainda, apresentação teatral e oficinas de brinquedos recicláveis e de artes, com a proposta de releitura da obra “O Circo“, de 1940, e de uma carta enviada pelo pintor quando vivia na França, em 1929.

No Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, em São Paulo (SP), crianças e jovens terão atividades lúdicas e educativas envolvendo noções de arqueologia, conhecimentos sobre elaboração de maquetes dos monumentos escavados e simulação de escavação arqueológica.

O Museu Victor Meirelles oferece à comunidade e aos turistas de Florianópolis (SC) uma programação especial para a temporada de verão. Com um caráter descontraído e ao mesmo tempo educativo, as atividades compreendem desde o entretenimento até a formação de público. Dentre as atividades, estão previstas mediações especializadas, apresentações musicais, mostra de filmes, abertura de exposições e oficinas teóricas.

Em Belo Horizonte (MG), no Museu de Artes e Ofícios, será realizada a sétima edição da Estação da Brincadeira, que neste ano oferece o espetáculo “Ofícios Encantados“, no qual, por meio de histórias e brincadeiras, educadores apresentam às crianças histórias de trabalhadores dos mais diversos ofícios expostos no acervo permanente. O público é convidado a conhecer peças da era pré-industrial que deram origem às profissões contemporâneas.

Confira aqui toda a programação.

(Assessoria de Comunicação Ibram/MinC)
Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres