Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Brasília recebeu mais de 20 atrações internacionais

Jornal de Brasília, em Cultura, em 28/12/2010

Neste ano, passaram por Brasília grandes eventos musicais. Além das comemorações do cinquentenário da capital, a cidade serviu de palco para inúmeros shows internacionais e nacionais. Desde atrações esperadas pelo público roqueiro, como as bandas Guns ‘N Roses e Scorpions, até apresentações de Maria Gadú, revelação do ano na MPB.

O destaque, porém, fica com as atrações internacionais. Só neste ano, Brasília recebeu mais de 20 shows estrangeiros. Entre eles, a banda escocesa Franz Ferdinand, que veio à cidade no começo do ano, o grupo de punk rock Green Day, o quarteto popstar Black Eyed Peas, o DJ francês David Guetta, o rock alternativo do Cranberries e a nostalgia dos anos 80 do A-Ha.

Na cena roqueira, grandes nomes do gênero como Scorpions, Guns ‘N Roses, Creedence Clearwater Revisited e Peter Frampton fizeram parte da agenda cultural da cidade. Além de tudo, em um ano tão importante para a capital, festivais de música como o Porão do Rock, Ferrock e Festival Rolla Pedra evidenciaram o potencial musical de Brasília, dando destaque a artistas locais, junto a atrações nacionais e internacionais.

Além do rock, o público brasiliense ainda pôde desfrutar de atrações como a pianista de jazz Diana Krall, que trouxe o show de sua turnê Quiet Nights ao Teatro Oi Brasília, a diva da black music Lauryn Hill e o grupo pop inglês Simply Red, que se despediu com a turnê Farewell – The Final Tour.

As comemorações dos 50 anos da cidade não contaram com atrações internacionais, como especulava-se – o ex-beatle Paul McCartney chegou a ser cotado. A festa na Esplanada apostou em artistas consagrados da música brasileira, como Daniela Mercury, Oswaldo Montenegro, Para-lamas do Sucesso e Milton Nascimento. Já a Funarte ofereceu 50 horas de atrações pelo Projeto Brasília Outros 50, que reuniu músicos como Sandra de Sá e Frejat.

Para 2011, Brasília já tem atrações confirmadas. Entre elas, Shakira, Backstreet Boys, Paramore, Iron Maiden, Ozzy Osbourne, Sublime, Jack Johnson e Motörhead são alguns dos nomes que vão agitar a vida cultural da cidade.

7 DE MARÇO

Guns N’ Roses reúne 13 mil pessoas

Com 1h30 de atraso, Axl Rose sobe no palco do Ginásio Nilson Nelson acompanhado de uma banda de sete integrantes, diferente da formação que tocou em 2001 no Rock In Rio, para o tão aguardado show na capital. A grande produção contou com chuva de fogos e serpentinas, lança-chamas, sequências de explosões e telões modernos. A apresentação do Guns N’ Roses reuniu 13 mil pessoas e teve abertura do ex-vocalista do Skid Row, Sebastian Bach. A turnê do disco Chinese Democracy relembrou clássicos da banda como Welcome To The Jungle, It”s So Easy e Sweet Child O” Mine.

16 DE MARÇO

A-Ha de despede

Após a transferência do local do show do grupo A-Ha, que seria realizado no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, a turnê de despedida do trio norueguês chega à capital para apresentação no Ginásio Nilson Nelson. A banda comandada por Morten Harket mostrou pontualidade e reuniu cinco mil pessoas na parte interna do ginásio. O trio já havia percorrido três capitais brasileiras e ainda passou por Pernambuco e Ceará.

21 DE MARÇO

Rock alternativo escocês A banda de rock alternativo Franz Ferdinand realiza show único no Marina Hall. A apresentação foi marcada pelo calor extremo que fazia no local devido a falta de ventilação, mas nem isso foi capaz de desanimar as centenas de fãs. No repertório, o grupo incluiu hits dos três álbuns- Franz Ferdinand (2003), You Could Have It So Much B etter (2005) e Tonight: Franz Ferdinand(2009).

26 DE MARÇO

Maria Gadú lota Teatro Oi

Com dois shows seguidos, na sexta e no sábado, no Teatro Oi Brasília, a revelação do ano na música brasileira Maria Gadú chega a Brasília com tudo. No banquinho e com violão em mãos, a paulistana de apenas 23 anos encheu a sala do Teatro com um público majoritariamente feminino. No repertório não podia faltar a canção Shimbalaiê, da trilha da novela Viver a Vida, além de outros hits como Encontro e Bela Flor. A cantora voltou a Brasília, em um show no dia 16 de dezembro.

18 DE MARÇO

Simply Red diz adeus em Brasília A turnê de despedida do grupo Simply Red chega a Brasília junto com os famosos cachos ruivos do vocalista Mick Hucknall. Prestes a completar 50 anos de idade, Mick anunciou o fim da banda com a excursão Farewell – The Final Tour, com show no Pontão do Lago Sul. Mick subiu ao palco acompanhado de mais dez músicos, e tocou o conhecido pop inglês da banda.

20 A 23 DE ABRIL

Shows celebram cinquentenário

Neste ano, a capital celebrou seu cinquentenário, e, junto com as comemorações, Brasília serviu de palco para vários shows. O Complexo Cultural da Funarte realizou 50 horas de atrações artísticas dentro da programação do Brasília Outros 50, que incluiu cinema, música, teatro, dança, circo e poesia. Dezesseis estruturas, entre tendas e palcos, abrigaram apresentações de artistas como Sandra de Sá, Frejat e Móveis Coloniais de Acajú. As festividades não pararam por aí. Brasília também recebeu na Esplanada dos Ministérios uma série de shows no dia 21 de abril. Entre as principais atrações estavam Daniela Mercury, Paralamas do Sucesso e Milton Nascimento.

Banda Hori reúne público adolescente

Um público majoritariamente feminino, na faixa de 13 a 17 anos, se reúne para o show da banda Hori, no clube Asbac. Fiuk e os companheiros de grupo, Max Klein (guitarra), Xande (bateria), Fê Campos (baixo) e Renan (guitarra e teclado) levaram 1,5 mil fãs ao local para uma apresentação de pouco mais de uma hora.

27 DE AGOSTO

1ª Virada Cultural atrai pouco público Anunciada de última hora, a 1ª Virada Cultural de Brasília não saiu exatamente de acordo com os planos. Mal organizado e pouco divulgado, o evento só conseguiu atrair um público de mil pessoas para a Esplanada dos Ministérios, nas suas mais de 40 horas de shows gratuitos. Ao todo foram 45 atrações nacionais e locais que contemplaram estilos musicais diversos. Os palcos, por onde passaram artistas como Detonautas, Pitty, Fundo de Quintal, Falamansa, Blitz, Nando Reis, Marcelo D2, Alcione, Latino e Indiana Nomma, foram montados em Santa Maria, Sobradinho, Guará, Fercal, Brazlândia e na Esplanada dos

M i n i st é r i o s .

9 DE SETEMBRO

Peter Frampton revive rock dos anos 70 Chega a vez de Peter Frampton levar o público brasiliense para o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O show atraiu 1,7 mil fãs em uma noite de muito rock ‘n’ roll dos anos 70 e bom-humor do guitarrista britânico. O músico abriu a apresentação com Plain Shame e seguiu com canções do álbum recém-lançado na época, Thank You, Mr. Churchill. Frampton ainda dedilhou Garota de Ipanema e fez cover de While My Guitar Gently Weeps, dos Beatles.

11 DE SETEMBRO

Porão promove maratona de rock

Em uma maratona de 11 horas de shows, o Porão do Rock chega a sua 13ª edição. Com dois palcos montados na parte externa e um na parte interna do Ginásio Nilson Nelson, o festival atraiu 32 mil brasilienses para conferir as atrações nacionais e internacionais que o evento trouxe a cidade. Entre as bandas e músicos, nomes como Andre Matos (foto ), Mombojó, GOG, Pato Fu, Korzus, She Wants Revenge e Galinha Preta.

12 DE SETEMBRO

O soul de Lauryn Hill

Pela primeira vez em Brasília, a cantora norte-americana Lauryn Hill se apresenta na prainha da Asbac. Na abertura da noite, quem comandou o microfone foi a brasileira Negra Li. No repertório do show principal, a diva do soul e do R&B investiu em sucessos como Ready or Not, Everything is Everything e Doo Wop (That Thing).

18 DE SETEMBRO

Noite de jazz com Diana Krall

De volta a Brasília após cinco anos, com sala lotada e ingressos nada baratos (a meia entrada chegava a R$ 300), Diana Krall se apresenta com a turnê Q uiet Night s. No repertório, faixas do disco homônimo e uma compilação de canções de grandes compositores e intérpretes da música como João Gilberto, Frank Sinatra e Nat King Cole. A canadense encheu a sala do TEATRO Oi Brasília.

22 DE SETEMBRO

Scorpions reúne gerações de fãs

Depois de esperar algumas décadas, Brasília finalmente recebe a banda alemã Scorpions, em um show que reúne 12 mil brasilienses no Ginásio Nilson Nelson. Com as cadeiras e arquibancadas do ginásio lotadas de fãs de todas as idades, o grupo tocou ao longo das quase duas horas um repertório de 16 músicas, além de solos do baterista James Kottak e do guitarrista Matthias Jabs.

17 DE OUTUBRO

Green Day encanta fãs

Com aproximadamente oito mil pessoas dentro do Ginásio Nilson Nelson, o Green Day de rock levou o público à loucura com um repertório de mais de 25 músicas, a maioria do oitavo álbum do grupo, 2 1 st Century Breakdown (2009), além de lembrar hits como Wake Me Up When September Ends e American Idiot. O show foi marcado por muita pirotecnia e pela simpatia do trio formado por Billie Joe Armstrong (vocal e guitarra), Mike Dirnt (baixo) e Tré Cool (bateria), que distribuiu brindes para o público e chamou alguns fãs para subirem ao palco.

19 DE OUTUBRO

Cranberries relembra os anos 90

A banda irlandesa The Cranberries atraiu seis mil fãs em sua apresentação no Ginásio Nilson Nelson. Após uma hora de atraso, a vocalista Dolores O’Riordan e seus músicos sobem ao palco para a apresentação de uma hora e meia. Sem grandes efeitos visuais, apenas trabalho de iluminação, a vocalista, com sua voz potente e dancinhas peculiares, não deixou faltar no repertório de 22 canções os hits Linger, Ode to My

Fa m i l y , Zo m b i e , S alvation, Just My Imagination e Fre e to Decide.

22 DE OUTUBRO

Black Eyed Peas dá show de efeitos especiais Com uma megaestrutura montada no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, o grupo Black Eyed Peas chega a Brasília com show da turnê The E.N.D. World Tour 2010, que levou ao local 12 mil pessoas. Pela segunda vez na capital – a primeira foi em 2006, com a turnê Monkey Business -, o quarteto formado por Will.I.Am, Fergie, Apl.de.ap e Taboo cantou hits da trajetória da banda como Let”s Get It Started, D on”t Phunk With My Heart, Where Is The Love?.

7 DE NOVEMBRO

Black Eyed Peas dá show de efeitos especiais Com uma megaestrutura montada no estacionamento do Estádio Mané Garrincha, o grupo Black Eyed Peas chega a Brasília com show da turnê The E.N.D. World Tour 2010, que levou ao local 12 mil pessoas. Pela segunda vez na capital – a primeira foi em 2006, com a turnê Monkey Business -, o quarteto formado por Will.I.Am, Fergie, Apl.de.ap e Taboo cantou hits da trajetória da banda como Let”s Get It Started, D on”t Phunk With My Heart, Where Is The Love?.

13,14 E 15 DE NOVEMBRO

Ferrock reúne 27 bandas

O Festival Revolucionário do Rock, Ferrock, criado na cidade em 1985, chega a mais uma edição. Com o palco montado na Praça do Trabalhador, em frente à Administração Regional da Ceilândia, o evento reuniu 27 bandas, das quais 24 eram brasilienses. Entre outros, o público conferiu grupos como Marciano Sodomita, Os Cachorros das Cachorras, 5 Generais, Mel da Terra, ARD, Nazi e Banda (SP) e Finis Africae (RJ).

O festival fez um revival do rock produzido nos anos 80 na capital.

21 DE NOVEMBRO

Para revisitar os clássicos

Marcado por clássicos da banda original, Creedence Clearwater Revisited chega a Brasília pela primeira vez, levando duas mil pessoas ao Centro de Convenções Ulisses Guimarães. Durante quase duas horas de apresentação, o grupo – que conta com o baixista Stu Cook e o baterista Doug Clifford, da banda original – investiu em um repertório já conhecido com músicas como Born On the Bayou, Lookin” Out My Back Door e Have You Ever Seen The Rain.

10, 11 E 12 DE DEZEMBRO

Festival Rolla Pedra leva o rock à Esplanada Após ter sido adiado por um pedido do Ministério da Cultura (MinC), o Festival Rolla Pedra Música de Brasília finalmente começa a programação que reúne 50 bandas em três dias de apresentações. Em sua terceira edição, o festival levou milhares de brasilienses aos dois palcos montados na Esplanada dos Ministérios. Entre as bandas que tocaram sexta, sábado e domingo estavam Galinha Preta, DFC, Soulspell (SP), Watson, Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Ellen Oléria, Móveis Coloniais de Acaju, Tiro Williams, Os Dinamites, Sapatos Bicolores, Lucy and The Popsonics, Little Quail and The Mad Birds e Plebe Rude.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres