Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Edital PROCULTURA Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra.

Inscrições encerradas

(Atualizado em 16/12/2010)

Foi publicado hoje, no Diário Oficial da União, na Sessão 1, página 16, a portaria que prorroga o prazo de inscrições até o dia 10/01/2011.

Confira aqui

___________________________________

Reconhecer e valorizar a diversidade étnico-cultural afro-brasileira em nosso País por meio da formação técnico-cultural de jovens negros – este é o objetivo do I Edital ProCultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra, implementado pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares.

O projeto, lançado nesta sexta-feira (12) pelo presidente da FCP/MinC, Zulu Araújo, durante a abertura da Semana da Consciência Negra na Universidade Federal de Roraima, é voltado para pessoas jurídicas, organizações sem fins lucrativos e instituições ligada à educação.

O diferencial do edital é a sua proposta pedagógica, elaborada de modo a articular as ações com as demandas da comunidade na qual a instituição esteja contextualizada. Cerca de R$ 6 milhões serão disponibilizados aos dez projetos selecionados para a implantação dos Núcleos de Formação Cultural da Juventude Negra – NUFOC. Duas instituições serão selecionadas em cada uma das cinco regiões brasileiras.

No total, serão capacitados seis mil jovens negros em todo o Brasil durante a vigência do projeto. A expectativa é a de que os NUFOCs proporcionem aos jovens negros, entre 16 e 25 anos, conhecimento e envolvimento com a história e a cultura afro-brasileiras e os estimulem a refletir sobre seu papel na sociedade.

A Fundação Cultural Palmares realizará sete oficinas durante o mês de novembro para divulgar o edital. A primeira acontece nesta sexta-feira (12) em Boa Vista (RR). A juventude de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) também receberão a capacitação que será ministrada por técnicos da instituição e serão transmitidas por videoconferência ou webconferência para outras regiões.

Edital aqui

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



18 comentários

  • rosa

    7 de janeiro de 2011

    Mas,a atual ministra sabe que Minas Gerais tem uma imensa população negra ? Se sim, como explicar que nao BH ou Ouro Preto ou Diamantina nao sediem sequer uma oficina ?Esta parecendo grupo de rock que se apresenta apenas em SP,RJ,POA ,SSA ..

  • geraldo ferreira de souza

    3 de janeiro de 2011

    Sou professor de filosofia, estudante de direito e gostaria de participar dessas oficinas espero resposta.

    RESPOSTA: Oi Geraldo, você pode obter informações enviando email para editalnufoc@palmares.gov.br

  • vanda sava

    29 de dezembro de 2010

    gostaríamos de saber se existe um projeto desse nivel para a comunidade cigana.Se não houver porque não faze-lo?

    RESPOSTA
    por contate4 cultura@gmail.com: você deve encaminhar seu questionamento à Fundação Cultural Palmares http://www.palmares.gov.br , que está organizando e executando essas ações.

  • marcelino de paula ribeiro

    18 de dezembro de 2010

    sou artista plastico, e professor de artes , na cidadade d e governador valadares, mg e gostaria d e fazer parte dessas oficina sobre a cultura negra.. para um melhor entendimento… a te mesmo para os alunos….que sou professor.. o que devo fazerrr.. obrigado e agradeço a oportunidade..
    RESPOSTA, por contate4cultura@gmail.com: entre em contato com a Fundação Palmares. O site é http://www.palmares.gov.br/

  • katto ribeiro

    12 de dezembro de 2010

    Bom dia, Gostaria de paricipar , mas o tempo é muito curto para a elaboraçao de um projeto de tal importancia , fomos contemplados em um outro projeto “OPERA JAZZ CARAVANA CRIOULA”, e este edital dedicado a nossa juventude ,seria uma otima oportunidade para da corpo ao projeto na sua intergralidade, peço um prazo maior para ,terminar a nosso proposta , sem prejudicar aqueles que ja aprsentarao no prazo requerido, somos todos AFRIACNOS,, obrigado katto ribeiro

  • I Edital ProCultura – Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra « Por uma Infância sem Racismo!

    4 de dezembro de 2010

    [...] aqui e saiba [...]

  • Edital PROCULTURA Núcleo de Formação Cultural da Juventude Negra : Beco Cultural

    30 de novembro de 2010

    [...] Fonte: http://www.cultura.gov.br/site/2010 [...]

  • Jefferson Ferreira

    29 de novembro de 2010

    Quero receber atualidades sobre curso de cinema
    Cuba.
    Obrigado

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com: Prezado Jefferson,

    Publicamos novos Editais na http://www.cultura.gov.br/site/categoria/editais-ministerio-da-cultura/ assim que são publicados no Diário Oficial da União. A data depende da publicação no DOU, e o MinC não pode estimar quando ela será realizada. Você pode RSS ou Atom na http://www.cultura.gov.br/site/2005/12/01/o-que-e-rss-e-atom/ a página dos Editais para receber aviso quando ela for alterada . Ou você pode encaminhar email para divulgacao@cultura.gov br para ingressar na lista de emails e receber o Informativo do Ministério da Cultura.

  • salete Barbosa

    28 de novembro de 2010

    Que bom!! Mas penso que deveria dimunuir o recurso e potencializar mais projetos nos territórios…

  • Antonio José Mendonça

    26 de novembro de 2010

    Quero parabenizar o MinC/Funarte por lançar novavente esta oportunidade de ajuda às Bandas de Música do Brasil, que muito sofrem por falta de apoio e principalmente de instrumentos manterem-se de pé. Com esse edital surge uma luz no fim do túnel para muitas Bandas de Música, como é o caso da Banda da Associação Beneficente Professor Luiz Gama, que exite a 62 anos no Município de Colares/PA.

  • Genildo Coelho Hautequestt Filho

    26 de novembro de 2010

    O projeto deverá ser regional ou poderá ser apenas local, abrangendo apenas uma ciade?

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com: Genildo, este edital tem o apoio do Ministério da Cultura, mas está sendo gerido diretamente pela Fundação Cultural Palmares, portanto você encaminhar sua dúvida à Fundação, por meio do endereço eletrônico andre.mendes@palmares.gov.br, telefone (61) 34240165.

  • Genildo Coelho Hautequestt Filho

    26 de novembro de 2010

    Gostaria de saber se a abrangência do projeto poderá ser local ou deverá ser regional, por exemplo: sul do Estado do Espírito Santo

    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com: Genildo, este edital tem o apoio do Ministério da Cultura, mas está sendo gerido diretamente pela Fundação Cultural Palmares, portanto você encaminhar sua dúvida à Fundação, por meio do endereço eletrônico andre.mendes@palmares.gov.br, telefone (61) 34240165.

  • Rafael Frois

    23 de novembro de 2010

    Porque a capital do Estado que tem a segunda maior população negra do pais não foi escolhida para as oficinas de capacitação?

  • zilda barradas

    22 de novembro de 2010

    quanto às vídeoconferência ou webconferência, já ocorrem ou se não, como fico sabendo sobre as datas?
    RESPOSTA, por contate4cultura@gmail.com: já aconteceu uma videoconferência no dia 18 de outubro em Salvador e foi transmitida para todas as capitais do Nordeste. Agora, a partir de amanhã até o dia 04 de dezembro, acontecerão oficinas em 5 capitais do Brasil. Confira a programação e outras notícias sobre o programa no link http://blogs.cultura.gov.br/acessoediversidade/.

  • Edilberto

    22 de novembro de 2010

    As inscrições estão abertas desde o dia 27 de janeiro. Por que apenas agora, dia 19 de novembro, foi colocado o edital aqui no site do Minc?
    RESPOSTA, por contate4cultura@gmail.com: prezado Edilberto, na verdade o edital foi publicado em outubro e desde essa data está disponível, com informações sobre as incrições, no Diário Oficial e no site da Fundação Palmares, que é a responsável direta pelo projeto.

  • Maria de Fatima

    22 de novembro de 2010

    COMO SERA DESENVOLVIDO O TRABALHO ?
    RESPOSTA, por contate4cultura@gmail.gov.br: O projeto visa Selecionar, por meio de Edital, projetos para implantação de 10 (dez) NUFOC – Núcleos de Formação Cultural, em 10 (dez) Estados brasileiros diferentes. Os NUFOCs proporcionarão aos jovens negros, entre 16 e 25 anos, conhecimento e envolvimento com a história e a cultura afro-brasileiras e os estimularão a refletir sobre seu papel na sociedade. A senhora pode obter mais informações no link http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2010/11/PROCULTURA-JUVENTUDE-NEGRA.pdf

  • Ronaldo Miranda Campelo

    20 de novembro de 2010

    Gostaria de receber por email o material das oficinas durante o mês de novembro para divulgar o edital. As datas das oficinas de Salvador (BA); Recife (PE); Brasília (DF); Porto Alegre (RS); São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ). Também material das capacitações que serão ministradas por técnicos da Fundação Palmares e ainda os sites pelos quais serão transmitidas por videoconferência ou webconferência para outras regiões.
    RESPOSTA, por contate4cultura@gmail.com: você pode buscar o que você precisa no blog do evento: http://blogs.cultura.gov.br/acessoediversidade/

  • Ronaldo Miranda Campelo

    20 de novembro de 2010

    Gostaria de Parabenizar