Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Programa Petrobras Cultural

Em evento de divulgação de projetos selecionados, MinC anuncia acordo de cooperação técnica

A Petrobras divulgou na sexta-feira (17), às 11h, na Cinemateca, em São Paulo, os projetos selecionados no Programa Petrobras Cultural – Edição 2010 (PPC). O Programa, que tem a parceria do Ministério da Cultura, por meio da Lei Nº 8.313/91 (Lei Rouanet), contemplou, nesta edição, 149 projetos (de um total de 3.446 inscritos) de 18 estados brasileiros, nos segmentos de artes cênicas, audiovisual, música, literatura, cultura digital, preservação e memória e formação. Os projetos, que terão investimentos total de R$ 52,9 milhões, serão, a partir de agora, encaminhados ao MinC para análise técnica e devem ser assinados já a partir do primeiro trimestre de 2011.

Na cerimônia de divulgação dos resultados, que contou com a presença dos finalistas inscritos no PPC, o ministro Juca Ferreira foi representado pelo diretor da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic/MinC), Jorge Guimarães.  No evento, Guimarães anunciou a criação de um Acordo de Cooperação Técnica entre a Petrobras e o Ministério da Cultura, que tem como objetivo dar celeridade à execução dos projetos patrocinados pela empresa estatal.

Desde a sua primeira edição, em 2003, o Programa Petrobras Cultural já investiu R$ 311 milhões em 1.246 projetos desenvolvidos em todo o país. Nos oito anos de atividade o Programa, cujas comissões de seleção são formadas por 280 especialistas de cada segmento, teve mais de 26 mil inscritos. “Somos a empresa que mais investe na cultura e este é maior programa de patrocínio cultural no Brasil”, afirmou na abertura do evento o gerente de Projetos Institucionais da Petrobras, Wilson Santa Rosa. Segundo ele, o objetivo é promover, por meio do patrocínio, a inclusão cultural dos brasileiros.

Eliane Costa, gerente de Patrocínio da estatal, agradeceu a parceria do MinC no Programa e disse que a Petrobras vem incorporando uma melhoria contínua no processo de seleção pública dos inscritos. “Com isso, buscamos a manutenção da credibilidade do Programa”. Ela informou que as comissões de seleção são formadas por pessoas da sociedade civil – críticos, jornalistas e pessoas da área acadêmica – e que a Petrobras apenas coordena os trabalhos sem direito a voto. “Temos ainda 41 pessoas que fiscalizam a execução dos projetos que são pagos por parcelas. E o selecionado só recebe a parcela se tiver terminado a fase anterior do projeto estabelecida no contrato”, garantiu Costa.

Selecionados

Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”

Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”

Tânia Farias, integrante da Tribo de Atuadores “Ói Nóis Aqui Traveiz”, de Porto Alegre, um dos grupos selecionados na área de Produção e Difusão – Manutenção de Grupos e Companhias de Teatro, Dança e Circo em 20011/2012, resumiu em poucas palavras a emoção do grupo pela seleção: “Este é o melhor fim de ano que o “Ói Nóis” podia desejar”. Segundo ela, o grupo existe desde 1977 e nunca teve patrocínio, apenas parceria. “Nesses 32 anos de trabalho, conseguimos financiamento pela Lei Rouanet quando o grupo já tinha 27 anos de existência”, contou, acrescentando que este é o primeiro edital da Petrobras que eles ganharam.

De acordo com Tânia Farias o “Ói Nóis Aqui Traveiz” desenvolve na cidade de Porto Alegre, um projeto de teatro como instrumento de discussão social. “Realizamos oficinas em seis bairros e temos também uma escola de teatro popular há 10 anos”, informou. A Tribo de Atuadores, formada por 36 pessoas – 26 nos espetáculos e 10 na organização – promove ainda, no final de cada ano, uma mostra com o trabalho das oficinas e uma oficina maior que tem a participação de cerca de 120 pessoas. “Nosso trabalho é de dimensão pública e está baseado em três ações: o teatro de vivência (restrito ao grupo), o teatro de rua (com a celebração de muitos), e o teatro como escola”.

O Movimento Enraizados na Arte, grupo de Hip Hop carioca selecionado na área de Formação – Educação para as Artes, utilizará os recursos do PPC na formação de crianças e adolescentes do Morro Agudo, bairro de Nova Iguaçu. O projeto tem como objetivo a realização de oficinas de artes a partir dos quatro elementos do Hip Hop – Break, Graffiti, DJ e Rap. “A ideia é utilizar a arte para formação de militância cultural e a discussão das políticas públicas desenvolvidas na área”, informou Luiz Carlos Dumontt, um dos integrantes do movimento fundado há cerca de um ano e fundido com a Cia Encena. “Queremos capacitar pelo menos 100 jovens e crianças do Morro Agudo unindo o teatro e o Hip Hop”, contou o presidente do Enraizados, Dudu do Morro Agudo.

A cerimônia de Divulgação dos Resultados de Seleção Pública do PPC – 2010 foi aberta com a execução do Hino Nacional feita pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis sob a regência do maestro André Sanches. O evento teve também a apresentação de um vídeo sobre ações financiadas pelo Programa em várias regiões do país como o Festival Vitória Cinevídeo realizado em Vitória (ES), o Noise Festival de Música de Goiânia (GO), e a preservação do Museu Amazônico em Manaus (AM).

(Texto: Heli Espíndola, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: Divulgação)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



4 comentários