Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Saem os classificados do Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel

Ministério da Cultura irá premiar  200 iniciativas de criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, no valor de R$ 3 milhões

O Ministério da Cultura publicou hoje (14 de dezembro) no Diário Oficial da União (Seção 3, páginas 18 a 21) a portaria com os projetos classificados no Edital Prêmio Mais Cultura de Literatura de Cordel 2010 – Edição Patativa de Assaré (para acessar a lista, clique aqui). Serão premiadas 200 iniciativas de criação e produção, pesquisa, formação e difusão da Literatura de Cordel e linguagens afins, no valor de R$ 3 milhões. Os projetos não selecionados têm prazo de cinco dias úteis para interpor recurso. Ao todo, o MinC recebeu 688 inscrições.

“Esse prêmio vem atender a necessidade de ressaltar a Literatura de Cordel e linguagens afins como patrimônio imaterial do Brasil, entendendo sua unicidade e papel central na construção da identidade e da diversidade cultural brasileira”, diz o diretor de Livro, Leitura e Literatura do MinC, Fabiano dos Santos Piúba.

A categoria 1 – Criação e Produção – foi a que recebeu a maior quantidade de inscrições (323). Nesta categoria, foram classificados 120 projetos de apoio à edição e reedição de folhetos de cordel – apenas 80 serão selecionados – e outros 88 para livros, CDs e DVDs – sendo que os 20 primeiros serão selecionados.

Na segunda categoria – Pesquisa (dissertações de mestrado, teses de doutorado ou reedição de livros) – foram classificadas 12 propostas, sendo que apenas 10 serão premiadas, conforme o edital.

Para a terceira categoria – Formação– foram classificadas 59 iniciativas já existentes e outras 22 novas.  Esta categoria prevê o apoio a 50 projetos.

Na quarta categoria – Difusão (eventos e produtos culturais que contribuam para a valorização e propagação da cultura popular, como feiras, mostras, festivais e outras iniciativas) foram classificadas 85 iniciativas existentes e 17 novas. Serão premiados 30 projetos nesta categoria.

Após a análise dos recursos, o MinC poderá contemplar mais iniciativas por categoria, de acordo com a disponibilidade de recursos.

O resultado completo do edital encontra-se nos site www.cultura.gov.br e http://mais.cultura.gov.br

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



8 comentários