Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Culturas Indígenas

Prêmio Culturas Indígenas encerra 3ª edição e apresenta Portal interativo com conteúdo multimídia

O Lançamento do portal Rede Culturas Indígenas e o anúncio dos selecionados no Prêmio Culturas Indígenas 2010, edição Marçal Tupã-Y acontecem no dia 9 de dezembro, em Porto Alegre. Iniciativa do Ministério da Cultura, através da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC), a terceira edição do Prêmio reconheceu o esforço coletivo de comunidades e organizações indígenas classificadas na edição de 2007 e selecionou 92 práticas culturais, localizadas em 23 estados brasileiros, representando 104 povos. Cada uma receberá prêmio de R$ 20 mil.

Criado em 2006 pelo MinC, o Prêmio é destinado exclusivamente às comunidades e organizações indígenas com o objetivo é incentivar iniciativas de fortalecimento das expressões culturais desses povos no Brasil e, com isso, estimular o seu protagonismo na elaboração e realização dos projetos culturais.

As três edições do Prêmio foram patrocinadas pela PETROBRAS, através da Lei Rouanet.  Esta edição é realizada pela Articulação dos Povos Indígenas do Sul (ArpinSul) em parceria com a SID/MinC. Entre os parceiros que ajudaram a consolidar a iniciativa conjunta do MinC e de organizações indígenas está o Serviço Social do Comércio de SP (SESC-SP), que produziu os catálogos 2006/2007.

A cada edição o Prêmio Culturas Indígenas homenageia um líder reconhecido pela luta em favor dos direitos de seu povo. A III Edição relembra o líder guarani Marçal Tupã-Y, assassinado em 25 de novembro de 1983 em função de sua liderança na luta pela demarcação das terras indígenas. Já foram homenageados o líder Kaingang, Ângelo Cretã e o cacique Xicão Xukuru, respectivamente em 2006 e 2007.

Cultura Indígena na Rede

O portal Rede Culturas Indígenas será um dos espaços pioneiros na Internet brasileira focado no tema. A partir do portal, as comunidades e organizações indígenas, além do público em geral, poderão acessar diversos conteúdos relativos às praticas culturais desses povos no Brasil e também ferramentas interativas voltadas para divulgação da produção cultural.

O acervo de todas as iniciativas que participaram das edições 2006 e 2007 do Prêmio Culturas Indígenas estarão disponibilizadas no portal. O visitante poderá consultar o conteúdo dos catálogos publicados e conhecer através de textos, mapas, fotos e quadros estatísticos as 1.167 inscrições.

Além de possibilitar o acesso ao histórico do Prêmio e aos produtos gerados por ele, o Portal Rede Culturas Indígenas será alimentado com novas produções áudio-visuais, notícias, debates, fotografias, entre outros produtos e ações sugeridos pelas comunidades e organizações indígenas e pelos parceiros indigenistas assim como universidades e apoiadores do movimento.

As diversas dimensões das realidades vividas pelos povos indígenas atualmente no Brasil estarão como conteúdo no portal em forma de temas como religião, músicas, canto, dança, narrativas orais, medicina e culinária tradicionais, jogos e brincadeiras, entre outros assuntos.

O portal segue a mesma filosofia do Prêmio Culturas Indígenas no que se refere ao fortalecimento da identidade cultural e no incentivo ao protagonismo indígena. Um exemplo é a sessão exclusiva para que as organizações, comunidades e blogueiros insiram conteúdo no portal.  Significa que os representantes de cada povo indígena poderão apresentar novos conteúdos e propor alterações ao conteúdo publicado.

Serviço:

Anúncio da premiação dos selecionadas da terceira edição do Prêmio Culturas Indígenas e lançamento do Portal Rede Culturas Indígenas

Dia: 9 de dezembro

Hora: 19h30

Local: Auditório 09 da Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre (RS) . Av. Ipiranga , 6681 – Partenon. (51) 3320 3500

Endereço do Portal que estará no ar em breve: www.culturasindigenas.org

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



7 comentários