Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Cooperação Internacional

MinC quer ajudar El Salvador no desenvolvimento de políticas culturais

O Ministério da Cultura vai elaborar uma proposta de Termo de Cooperação Internacional com o governo da República de El Salvador. A iniciativa partiu do ministro Juca Ferreira, depois de receber em audiência, na manhã de hoje (23), a embaixadora de El Salvador, Rina Del Socorro. No encontro, a embaixadora ressaltou a carência de políticas culturais em seu país, assolado durante 20 anos por uma guerra civil.

“Carecemos de uma série de coisas, porque todos os equipamentos culturais foram desmontados”, confessou Del Socorro, acrescentando que  a área cultural de El Salvador, antes, era vinculada a uma autarquia. “Só agora criamos uma secretaria que tem vínculo direto com a Presidência da República”, afirmou.

De acordo com a embaixadora, o governo de El Salvador chegou a fazer, há muitos anos, alguns convênios com o Brasil na área cultural, os quais não chegaram a ser implementados. “Tentamos, também, junto ao governo da Bahia a instalação de uma Casa de Cultura de El Salvador no bairro do Pelourinho”, contou Del Socorro, informando que o seu governo quis, ainda, levar a El Salvador a banda de percussão Didá, formada por mulheres baianas. “Queremos mostrar a nossas mulheres a força da mulher brasileira”, justificou.

Um dos projetos do Ministério da Cultura que a embaixadora demonstrou interesse foi o dos Pontos de Cultura.  Rina Del Socorro convidou o ministro Juca Ferreira para fazer uma conferência em seu país, para falar sobre a importância da cultura para a geração de economia.

“Vamos elaborar um programa sobre as políticas culturais desenvolvidas atualmente no MinC, para passarmos aos países interessados, como El Salvador”, prometeu Juca Ferreira. Segundo ele, vários governos têm demonstrado interesse nos projetos do Ministério da Cultura, principalmente nos Pontos de Cultura. “Vamos apresentar os Pontos de Cultura para o Uruguai, que também já manifestou interesse”, informou.

O Diretor de Relações Internacionais do MinC, Marcelo Dantas, que também esteve presente à reunião, vai elaborar, num prazo de 15 dias, a minuta de Termo de Cooperação Internacional que será apresentado ao governo de El Salvador.

(Texto: Heli Espíndola, Comunicação Social/MinC)
(Fotos: Marina Ofugi, Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



2 comentários

  • Valdira Barros

    24 de novembro de 2010

    Parabéns pela iniciativa do Ministério da Cultura.
    O Brasil é um país muito rico culturalmente, que nos últimos anos deu passos significativos na incorporação do direito a cultura na agenda pública. E por isso mesmo tem muito a contribuir com países que precisam afirmar cada vez mais sua identidade.
    Vale lembrar que no plano internacional, o Estado da Bahia tem sido o mais projetado, mas nós sabemos que outros estados brasileiros são tão ricos culturalmente quanto a Bahia, a exemplo do Maranhão, Pernambuco, Pará, cada um com suas manifestações muito peculiares. É preciso que o MINC também esteja atento a isso.
    um abraço a todos
    Valdira Barros
    Coordenadora do Centro Cultural Mandingueiros do Amanhã – São Luís-MA

  • Tweets that mention Ministério da Cultura - MinC » Cooperação Internacional -- Topsy.com

    23 de novembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Eliezer Sampaio S Jr, TABULEIRO PRODUÇÕES, Carine Araujo/Simão , TABULEIRO PRODUÇÕES, Tânia Freitas and others. Tânia Freitas said: Cooperação Internacional http://goo.gl/fb/w0KnB [...]