Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

XPTA.LAB

Edital apresenta primeiros resultados durante o Fórum de Cultura Digital

Criado com o objetivo de apoiar laboratórios voltados para a pesquisa e experimentação em tecnologias audiovisuais, o Programa Laboratórios de Experimentação e Pesquisa em Tecnologias Audiovisuais – XPTA.LAB contemplou quatro laboratórios, que propuseram projetos de excelência  nas áreas de plataformas digitais e tecnologias audiovisuais. Cada laboratório é responsável por um projeto de excelência e mais doze projetos consorciados, resultando em um total de 52 projetos apoiados pelo Edital XPTA.LAB. Em março de 2011 acontece a Feira Nacional de Inovação, que apresenta os 52 protótipos desenvolvidos.

O processo de realização desses projetos pode ser avaliado durante a segunda edição do Fórum da Cultura Digital Brasileira, a ser realizada entre os dias 14 e 17 de novembro de 2010, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, evento que pretende congregar, conforme ocorreu em 2009, as iniciativas de cultura e comunicação existentes no país que estão conectadas pela rede social CulturaDigital.br, lançada em julho de 2009.

Durante o Fórum estão em demonstração os seguintes projetos do XPTA.LAB:

- Wikinarua, da Universidade de Brasília e consorciados

Trata-se de uma rede social e também um software para celular que usa GPS e bússola para dizer onde você está e para qual direção o celular está apontando. Ele baixa informações dos bancos de dados do Wikinarua, Wikipédia, Myspace, entre outros, apresentando informações sobre o seu meio ambiente e monumentos históricos. Resumidamente, imagine-se apontando seu celular para um monumento histórico da sua cidade, no Brasil, para acessar o Wikinarua. Recorrendo à tecnologia da realidade aumentada (RA), o Wikinarua funde numa mesma imagem, imagens do real e informações computacionais, em tempo real. Os projetos consorciados envolvem a rede social Wikinarua com blogmaps, ciberrádio, realidade aumentada para dispositivo móvel, gamearte, aplicativo para Cibertv, game ecológico com celular, dispositivo não convencional de interação para cibertv, entre outros.

- Estação-Escola de TV Digital, da Universidade Federal da Paraíba e consorciados

A Estação-Escola de Televisão Digital é um laboratório que usa uma infra-estrutura de transmissão e recepção de TV Digital real, a estação-escola, para criar um laboratório virtual para testes a distância de conteúdos interativos (VirtuaLabTV). O projeto reúne a produção de 11 programas interativos, um portal de intercâmbio e distribuição de vídeo (RNA) e uma ferramenta virtual de testes de conteúdos interativos (VirtuaLabTV). Os programas produzidos tem 26 minutos cada, abordando os seguintes temas: turismo; jogos interativos; ensino a distância; governo eletrônico; segurança pública e entretenimento.

- Virtualidade Imersiva e Interatividade Baseada em Cloud Computing, da Universidade Federal de São Carlos e consorciados

Trata-se de uma plataforma para virtualidade imersiva e interativa baseada em cloud computing, isto é, do desenvolvimento de um framework básico de comunicação em nuvem com suporte e desenvolvimento de conteúdos distribuídos multiusuários de realidade virtual e aumentada para TV digital, dispositivos móveis (smartphones, PDAs) e computadores pessoais, incluindo, além do código, documentação e exemplos básicos do emprego deste framework, através de projetos específicos, e também suporte a seu uso pelos laboratórios consorciados.

- Laboratório de Excelência em Desenvolvimento de Aplicativos para Produção, Edição e Difusão de Conteúdo Audiovisual pela Internet e TV Digital, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Consorciados

O projeto visa o desenvolvimento de um arcabouço de técnicas para a produção e difusão de conteúdos culturais audiovisuais, em formatos dos mais diversos, compatibilizando para que sejam acessíveis pelos mais diversos meios, tais como difusão pela Internet, em TV Digital, celulares e outros dispositivos de exibição. Através deste ferramenta, é possível mixar conteúdos distintos, sendo produzidos de forma distinta e remotamente, num único conteúdo para ser disseminado ao público em geral através dos meios citados. 

(Assessoria de Comunicação SAv/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário