Ministério da Cultura Brasil
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Estância: I Balaio patrimônio imaterial

Faxaju, em 14/11/2010

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou em Estância, nos dias 12 e 13, o primeiro encontro, em Sergipe, do Balaio do patrimônio imaterial; um evento que contou com o apoio da Prefeitura local, presença do prefeito Ivan Leite, do secretário adjunto da Cultura Marcelo Rangel, gestores públicos, representantes dos municípios da região sul do estado e agentes culturais.

Essa primeira fase do encontro visa à discussão de planos e ação voltados à Preservação do Patrimônio Cultural. A superintendente do Iphan em Sergipe, Terezinha Alves de Oliva, ressaltou que o encontro tem a finalidade de divulgar, junto às prefeituras municipais e à sociedade civil, as políticas voltadas para o patrimônio cultural, empreendidas pelo Governo Federal.

A prefeitura municipal organizou uma recepção para os representantes do Iphan e visitantes com ricas apresentações culturais sendo samba de coco, batucada, trio pé de serra, barco de fogo e delicioso jantar composto com as iguarias da culinária nordestina. No encontro houve a distribuição aos convidados de balaios com a divulgação das ações e referências do patrimônio imaterial do Iphan.

O secretário adjunto de Estado da Cultura, Marcelo Rangel, salientou estar satisfeito pelo fato de a prefeitura de Estância está sendo reconhecida nacional pelo Ministério da Cultura através do Prêmio Cultura Viva. “Um processo muito sério de seleção do qual eu participei, diante de um volume imenso de concorrentes, sendo que em Sergipe Estância foi o único município a se classificar. Quero aqui parabenizar o prefeito municipal Ivan Leite pelo
incentivo que dado à cultura estanciana”, reforçou.

Ivan leite lembrou que tem trabalhado no intuito de incentivar os grupos culturais a se organizarem de forma associativa e cooperativa na busca de alcançar a sustentabilidade. Nos últimos seis anos, Estância é destaque a nível nacional com o seu barco de fogo; é admirada pelos turistas e visitantes pelas suas manifestações culturais como batucadas, samba de coco, culinária do período junino, seus licores e etc. lembrou ainda que tem muito a ver turismo com a cultura.

“Precisamos aproveitar o potencial turístico que Sergipe possui para puder colocar uma cultura continuada para o turista. Que ele possa chegar aqui, em qualquer mês do ano, e ter a oportunidade de ver uma batucada, um barco de fogo e qualquer outra manifestação cultural e, assim, permaneça mais um dia na cidade, gerando renda para a nossa população”, apontou.

O Balaio do Patrimônio foi realizado no prédio da antiga Escola Técnica do Comercio de Estância com as presenças da vice-prefeita Cleide Maria Freire, do secretário municipal de Cultura, Carlos Menezes; da secretária Chefe de Gabinete, Professora Adriana Oliveira; da Professora Aglaé Fontes, do artista Irineu Fontes, representantes dos municípios de Salgado, Boquim, Pedrinhas, Arauá, Itabaianinha, Tomar do Gerú, Santa Luzia, Umbaúba, Cristinápolis, Indiaroba e Estância; municípios que integram a região sul de Sergipe.

Secom

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário