Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

‘Leitura nas prisões’ é lançado no Sistema Penitenciário Federal

 

  Projeto “Leitura nas prisões” será lançado amanhã em Porto Velho, em parceria com o Ministério da Cultura

 

            Vai ser lançado amanhã (11 de novembro), às 10h, em  Porto Velho (RO), o projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas prisões”, uma parceria dos ministérios da Cultura, Educação, Justiça e Desenvolvimento Agrário,  Organização das Nações Unidas (Unesco) e o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). O Ministério da Cultura, através do Programa Mais Cultura, investiu R$ 160 mil no projeto com a doação de oito pontos de leitura.  O projeto será implantado nas quatro penitenciárias federais: Porto Velho (RO), Mossoró (RN), Campo Grande (MS) e Catanduvas (PR).

              Projetos como o “Arca das Letras”, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o “Pontos de Leitura”, do Ministério da Cultura (MinC), integram esta ação como forma de incluir os atores do Sistema Penitenciário Federal em suas políticas públicas de democratização do acesso ao livro e de incentivo à leitura.

            Escritores vinculados à Unesco vão realizar oficinas de leitura para presos e servidores em todas as unidades, utilizando entre outros livros a coletânea “O pequeno livro das grandes emoções”, elaborada pela própria Unesco especificamente para leitores adultos e jovens em formação. A equipe de tratamento penitenciário dará continuidade ao trabalho iniciado, tornando a atividade de capacitação permanente.

 Parceria interministerial

                 Segundo o diretor de Livro, Leitura e Literatura, Fabiano dos Santos, “o livro deve estar onde houver leitores. Por isso, um dos eixos de ação do Plano Nacional do Livro e da Leitura é a democratização do acesso com conquista de novos espaços de leitura. Assim, a penitenciária é mais um lugar de ação, como hospitais, asilos e pontos de ônibus”. Além dos Pontos de Leitura nas penitenciárias, o MinC apoiou outras 514 iniciativas sociais, em edital nacional, e implantou 10 pontos de leitura em fábricas de Diadema (SP). Outros 25 pontos serão implantados em indústrias do ABC Paulista.

                Cada penitenciária, ao ser inaugurada, recebeu acervo do Programa de Bibliotecas Rurais “Arca das Letras”, do MDA, que também fez a capacitação de servidores como agentes de leitura em todas as unidades. Os acervos foram ampliados com doações de familiares dos internos e por instituições parceiras, o que propiciou acesso a variados títulos e o interesse crescente da comunidade interna pela leitura. Agora, com a doação dos Pontos de Leitura, as unidades passarão para uma nova fase, a de qualificação da equipe para incentivar o hábito de ler, reconhecendo a leitura como uma forma de reintegração do preso à sociedade.

                “Queremos tornar a leitura atrativa para os internos e seus familiares. Através do hábito de ler eles podem descobrir novos projetos de vida. Além disso, o projeto tem um núcleo de intersetorialidade de políticas públicas, relacionando-se, também, à integração e valorização dos servidores que atuam nas penitenciárias federais”, afirma a coordenadora-geral de Tratamento Penitenciário da Diretoria do Sistema Penitenciário Federal do Depen, Rosangela Peixoto Santa Rita.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



3 comentários