Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Cultura Cigana

SID publica lista dos trabalhos premiados por preservar e valorizar a cultura cigana

Peça do cigano Kalon, Rogério Silva, contemplado no Edital.

Documentário sobre a tradição; pesquisa sobre simpatias, orações, magia, encantamentos e joiaria cigana (confecção de jóias) são algumas das 30 iniciativas contempladas no Prêmio Culturas Ciganas de 2010. A relação completa dos trabalhos voltados a fortalecer as expressões culturais dos ciganos foi publicada hoje (10) no Diário Oficial da União. Cada um receberá R$ 10 mil.

Todas as regiões brasileiras estão representadas na premiação. O Estado que mais teve projetos aprovados foi São Paulo, com cinco, depois a Bahia, com quatro. Paraiba, Rio de Janeiro e Santa Catarina tiveram três premiados. Dos 30 trabalhos selecionados, seis foram apresentados por Grupos Informais e 24 por Pessoa Física.

A Comissão de Seleção avaliou 151 propostas. Além das 30 selecionadas, 74 estão classificadas e 47 foram desclassificadas, já que não obtiveram a nota mínima de 40 pontos. A Comissão foi formada por membros de notório saber e de reconhecida atuação no campo da expressão cultural cigana, por representantes indicados por entidades que trabalham com a cultura cigana e por integrantes do quadro funcional do Ministério da Cultura.

O Prêmio Culturas Ciganas poderá ser incrementado com o anúncio do novo Plano de Trabalho do Fundo Nacional da Cultura, que garante a ampliação de recuros para os editais do Ministério da Cultura. Assim, mais projetos poderão ser contemplados.

O Edital é uma promoção da Secretaria da Identidade e da Diversidade do Ministério da Cultura em parceria com o Ministério da Saúde e com as Secretarias de Promoção de Políticas para a Igualdade Racial e de Direitos Humanos, além da Pastoral dos Nômades do Brasil.

Os candidatos não selecionados poderão apresentar pedido de reconsideração ao Secretário da SID no prazo de 15 dias corridos a partir de hoje por meio do Formulário para recursos. Esse encaminhamento dever ser enviado exclusivamente para o endereço eletrônico premioculturacigana2010@cultura.gov.br.

Confira a relação dos premiados.
Formulário para recursos.

Rachel Mortari (SID/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



9 comentários