Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Projeto mapeia história da produção cultural

Folha de Pernambuco, Geral, em 06/11/2010

Iniciativa teve lançamento no Recife ontem, no Zeppelin

Mirthyani Bezerra

Representantes do Ministério da Cultura e da Casa da Cultura Digital lançaram no Recife, na noite de ontem, o projeto  Produção Cultural no Brasil, que mapeou a história da produção cultural no País nas mais diversas áreas da Cultura. A empreitada foi lançada na primeira noite de programação do Zeppelin – Movimento Cultural do Bairro do Recife, realizado pelo Fórum de Cultura do Recife, que deverá se estender até amanhã. Na ocasião, os idealizadores apresentaram parte do material que integra o projeto, ou seja, algumas das entrevistas realizadas com personalidades da cultura brasileira, e promoveram um debate sobre os temas abordados no trabalho. Estavam presentes na roda de discussões o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Afonso Luz, a chefe da Regional Nordeste do Ministério da Cultura, Tarciana Portella.

Uma das produtoras, Georgia Nicolau, explicou que para a realização do Produção Cultural no Brasil foram realizadas cem entrevistas, em cem dias, envolvendo pessoas de diversas áreas da cultura, como música, teatro, moda, gestores de cultura entre outros. “Nós começamos em abril e terminamos em julho. Todas as entrevistas foram realizadas em São Paulo. O material coletado foi editado e publicado no site do projeto (www.produ¬cao¬cultural.org.br). Nós vamos lançar uma coleção de cinco livros com os conteúdos das entrevistas”, explicou. Segundo Georgia, os trechos das entrevistas expostos no site não são os mesmos que farão parte dos livros. “Todo o material, tanto as entrevistas quanto os livros, poderão ser baixados gratuitamente da internet através do site do projeto”, afirmou. Os livros deverão ser publicados até o final deste mês. Participarão do projeto personalidades como Gilberto Gil, Francisco Wellfort, Moraes Moreira, Maurício de Souza, entre outras.

Segundo o diretor de Estudos e Monitoramento de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, Afonso Luz, além de falar sobre e com as pessoas que construíram a história da cultura no Brasil ao longo do século 20, o projeto também tem o objetivo de colocar em debate a importância da cultura para a economia. “A cultura no País vai além da teoria, envolve estratégias pessoais, relações entre pessoas, tudo que tornou capaz a formação de uma Indústria Criativa forte”, disse.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário