Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Curso de Formação

MinC capacita os primeiros Agentes de Leitura do Programa Mais Cultura

O Ministério da Cultura, por meio da Cátedra Unesco da Leitura (PUC/RJ), inicia nesta segunda-feira, 8 de novembro, a preparação da primeira turma de Formação dos Capacitadores  do Projeto Agentes de Leitura.

Trinta profissionais vão se preparar para capacitar jovens selecionados, de 19 municípios brasileiros, para o projeto.  A preparação se estenderá até sexta-feira, dia 12.

Os profissionais capacitados irão formar 619 Agentes de Leitura que vão atuar no projeto desenvolvido pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, em 16 cidades; e pelas prefeituras de Nilópolis (RJ), Belo Horizonte (MG) e São Bernardo do Campo (SP).

O I Encontro de Capacitadores do Projeto Agentes de Leituras tem na programação aulas, dinâmicas e palestras de especialistas em mediação de leitura selecionados pela Cátedra Unesco.

Os novos Agentes são jovens entre 18 e 29 anos que visitam comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e desenvolvem atividades de estímulo à leitura, como contação de história, rodas de leitura, entre outras. Cada agente recebe uma bolsa de R$ 350 por mês e atua na comunidade, visitando regularmente 25 famílias.

Leia mais.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



2 comentários

  • erica

    9 de novembro de 2010

    Eu gostaria de saber como receber este curso em minha cidade. Sou de Presidente Prudente, SP trabalho em um Centro Cultural que possui uma Biblioteca e acredito na importancia deste trabalho de agentes de leitura.
    Como esta sendo feita a seleção das cidades participantes? Aguardo resposta.
    At. Erica
    RESPOSTA por contate4cultura@gmail.com : o Programa Mais Cultura repassa os recursos aos estados e municípios, assim como a metodologia de seleção e formação dos Agentes de Leitura. Cabe aos estados e municípios a composição da contrapartida financeira e a implantação do projeto em seu território. O projeto é uma das estratégias do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) visando a democratização do acesso ao livro e formação leitora.

  • Tweets that mention Ministério da Cultura - MinC » Curso de Formação -- Topsy.com

    8 de novembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by TABULEIRO PRODUÇÕES, TABULEIRO PRODUÇÕES and Carine Araujo/Simão , Tânia Freitas. Tânia Freitas said: Curso de Formação http://goo.gl/fb/hfi3J [...]