Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Em Natal, o Dia Internacional da Animação

Tribuna do Norte, caderno Viver, em 28/10/2010

No dia 28 de outubro de 1892, Emile Reynaud realizou a primeira projeção do seu teatro óptico no Museu Grevin, em Paris. E o que o potiguar tem a ver com isso? É que, graças a Reynaud, adultos e crianças estão convidados para comemorar este evento histórico, com sessões especiais de animação em vários pontos da cidade, dentro da programação do “Dia Internacional da Animação”, patrocinado pela Petrobras e realizado pela Associação Brasileira de Cinema de Animação. O Dia Internacional da Animação é organizado nacionalmente pela Associação Brasileira de Cinema de Animação-ABCA. Em 2010, na sétima edição da mostra em nível nacional e nona mundial, o Dia Internacional da Animação será realizado em mais de 400 cidades brasileiras, em todos os estados.

É o maior evento simultâneo do gênero realizado no país, contando com um grande apoio e participação do público, imprensa e profissionais da área. Além das exibições da mostra oficial, acontecerão várias atividades nas cidades participantes nos dias que antecedem o evento, como mostras infantis, internacionais, mostra para deficientes auditivos, mostra para deficientes visuais e também oficinas, debates, palestras e exposições. O evento tem entrada franca e é sem fins lucrativos.

O evento tem o patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura – Lei Rouanet e com a parceria da ASIFA, para que a mostra brasileira também esteja presente na comemoração em diversos países no mundo. A mostra oficial é exibida simultaneamente em todas as cidades, às 19 horas e 30 minutos do dia 28 de outubro.

Em Natal, a mostra principal de animação acontece em dois locais e em regiões diferentes, oferecendo ao público da Zona Norte e Zona Sul de Natal a oportunidade de assistirem os filmes. Os locais são o Complexo Cultural de Natal, da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e a UnP – Universidade Potiguar. Serão seis exibições, para públicos diversos. Dentre as atrações, destaque para as Mostras Oficial, Infantil e para deficientes visuais e auditivos.

Para comparecer ao auditório do Complexo Cultural de Natal, estão convidados os estudantes da Universidade e estudantes das escolas aos arredores do Complexo, bem como toda a comunidade da Zona Norte para participar do evento, dando assim a oportunidade e acesso ao cinema de animação a toda uma população que infelizmente ainda não tem cinema na região onde residem. E na UNP, os convidados são os estudantes da faculdade, promovendo assim uma atividade paralela ao curso, bem como toda a comunidade da região que queira participar do evento. Hoje às 16, no Complexo Cultural de Natal vai acontecer a Mostra Infantil.

No mesmo local, às 19h30, está marcada para os adultos, a Mostra Oficial – Nacional e Internacional. A mesma programação para adultos será exibida, simultaneamente na UNP, no campus da Salgado Filho.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário