Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Bom Dia, Ministro

Ministro Juca Ferreira explica nova IN da Lei Rouanet e fala sobre FNC e Vale Cultura

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, participou, na manhã desta quinta-feira, 14 de outubro, do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM/PR), em parceria com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

Mudanças no Fundo Nacional da Cultura (FNC), a simplificação dos procedimentos para captação de recursos por meio da Lei Rouanet e a circulação nacional de exposições de artes plásticas e da Companhia Brasileira de Ópera foram as pautas da edição.

O ministro respondeu a questões elaboradas por jornalistas de vários estados brasileiros, além de ter explicado os principais pontos da Instrução Normativa que desburocratizará a autorização para captação de recursos via Lei Rouanet: “A comprovação dos documentos dos proponentes só será exigida depois de aprovado o projeto cultural, diminuindo a burocracia e permitindo que os proponentes se dediquem mais aos seus objetivos”, afirmou.

No que se refere ao Fundo Nacional da Cultura (FNC), que conquistou R$ 300 milhões do orçamento, para serem destinados, ainda este ano, aos oito novos fundos setoriais, o ministro afirmou que o FNC é o principal mecanismo de financiamento da cultura no país. “O dinheiro é direto. Uma vez aprovado, não precisa correr atrás de uma empresa para conseguir patrocínio, o grupo cultural já recebe os recursos e pode desenvolver a atividade prevista”.

Para Juca Ferreira, o papel do Ministério da Cultura é promover a produção cultural do país, bem como levar as grandes produções a todo território nacional, criando, dessa forma, um desenvolvimento cultural para o país e estimulando a economia da cultura por meio do maior acesso da população aos bens e serviços culturais.

Ele destacou, também, que os projetos de lei do Vale Cultura (PL 5.798/09) e o de modernização da Lei de Fomento e Incentivo à Cultura (PL 6.722/10) devem ser votados ainda este ano. O objetivo do primeiro é aumentar o acesso da população a espetáculos e estimular o consumo de bens culturais; do segundo, eliminar distorções na distribuição de recursos às produções culturais. “É preciso essa reforma, para desenvolver uma distribuição justa em todas as regiões brasileiras”.

Leia aqui a matéria da Agência Brasil.

(Sheila Rezende, Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário