Ministério da Cultura Brasil
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

MinC faz visitas técnicas a estados e municípios para implantar agentes de leitura

Serão formados inicialmente cerca de 2 mil agentes em 11 localidades.

 

Jovens visitam famílias de sua comunidade onde desenvolvem atividades de estímulo à leitura

 

O Ministério da Cultura começa hoje uma série de visitas técnicas a estados e municípios que vão implantar o projeto Agentes de Leitura. Nas visitas, em 11 localidades, será planejado o processo seletivo para a formação de mais de 2 mil jovens que irão atuar em suas comunidades desenvolvendo atividades de estímulo à leitura.

            As visitas técnicas começam no Rio de Janeiro, onde será realizada oficina com as equipes técnicas da Secretaria de Cultura do Estado – com previsão de lançamento do edital para seleção de 200 agentes, após as eleições – e da Prefeitura de Nilópolis (RJ) – cujo edital para a seleção de 25 agentes encerrou as inscrições no final de agosto. Ao todo serão investidos R$ 14,6 milhões, incluindo os repasses do Programa Mais Cultura e a contrapartida de estados e municípios. Nesta primeira fase, serão selecionados e formados 2.229 agentes, que devem atender cerca de 220 mil pessoas. A Bahia é o estado com a maior quantidade de agentes (572) e São Bernardo do Campo (SP) é a cidade com o maior número (400).

            Os agentes são jovens entre 18 e 29 anos que visitam comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e desenvolvem atividades de estímulo à leitura, como contação de história, rodas de leitura, entre outras. Cada agente recebe uma bolsa de R$ 350 por mês e atua na comunidade, visitando regularmente 25 famílias.

O Programa Mais Cultura repassa os recursos aos estados e municípios, assim como a metodologia de seleção e formação dos Agentes de Leitura. Cabe aos estados e municípios a composição da contrapartida financeira e a implantação do projeto em seu território. A ação é inspirada no modelo cearense, criado em 2005. O projeto é uma das estratégias do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) visando a democratização do acesso ao livro e formação leitora. 

São Bernardo do Campo (SP) foi o primeiro município brasileiro a executar o projeto, selecionando 278 jovens. A prefeitura pretende chegar a 400 agentes –  a seleção dos demais será no ano que vem. Por conta da legislação eleitoral, os Agentes de Leitura só iniciarão suas atividades a partir de 1º de janeiro de 2011, mas até o final do ano os estados e municípios devem selecionar e formar os jovens. Todos os agentes selecionados, em todas as localidades, passarão por capacitação desenvolvida pela Cátedra UNESCO da Leitura.  Também já lançaram seus editais os estados do Acre (88 pessoas), do Maranhão (90 agentes) e a cidade de Nilópolis (25).  As demais localidades devem iniciar o processo após as visitas técnicas do MinC.

 

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



4 comentários

  • joselia

    29 de setembro de 2010

    desejamos saber como podemos instalar aqui no municpio de belo jardim postos de leitura , biblioteca ou demais projetos culturais.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Veja resposta anterior. Boa Sorte!!

  • Francisco Eugênio Costa Oliveira

    26 de setembro de 2010

    Eu queria saber como inscrever o Município de Altaneira no Estado do Ceará.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Veja resposta anterior, com os contatos para os responsáveis. Boa Sorte!!

  • Mais Cultura : Beco Cultural

    25 de setembro de 2010

    [...] Leia mais. [...]

  • luciana

    24 de setembro de 2010

    Minha comunidade escolar precisa muito de um trabalho direcionado para a formação de leitores, é possivel solicitar a participação da minha comunidade nesse projeto?

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Entre em contato com os responsáveis por esta ação: portal@pnll.gov.br
    Telefones: (61) 3325 6257 r 151

    Correspondência:
    Plano Nacional do Livro e Leitura
    Setor cultural Sul, lote 2
    Edifício da Biblioteca Nacional
    Brasília / DF – CEP: 70070-150

    Secretaria: secretaria@pnll.gov.br