Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Cinema itinerante atrai estudantes

Diário do Nordeste, caderno 3, em 15/09/2010

Após passar pelo Vale do Jaguaribe, a I Mostra Itinerante de Cinema finaliza temporada na Região Metropolitana

Limoeiro do Norte. O caminhão com projetor de cinema projeta nos rincões sertanejos e praianos uma arte feita de luz e sonho. É a I Mostra Itinerante de Cinema, que vem despertando o interesse de estudantes pela produção audiovisual. A mostra já passou por diversos municípios do Ceará, deixando em cada localidade a experiência de participar de uma sessão de cinema. Os filmes exibidos são todos de cineastas cearenses.

Em agosto, o caminhão iniciou seu percurso pelo Município de Jardim, em seguida Barbalha, Brejo Santo, Caririaçu, onde foi realizada uma homenagem póstuma ao animador Zé Sozinho, um dos maiores divulgadores de cinema na região do Cariri. Logo após, passou pelas cidades de Jati, Icó, Ipaumirim, Cariús, Deputado Irapuan Pinheiro, Ararendá e Paraipaba.

Entre os filmes exibidos estão “Porque as coisas são assim”, de Micheline Helena; “Amor do Palhaço”, de Armando Praça; ” Cine Holiúdy: O Astista contra o Caba do Mal”, de Halder Gomes; “Zé Sozinho”, de Adriano Lima, e a animação premiada “Vida Maria”, de Márcio Ramos.

Para setembro, novas localidades foram contempladas com o projeto. O caminhão do cinema se dirigiu para a praia do Iguape, em Aquiraz. Depois seguiu para a Barra da Sucatinga, em Beberibe, além das comunidades de Flores (Russas) e Espinho (Limoeiro do Norte). Os filmes são exibidos nas principais praças dos municípios cearenses, a partir das 20 horas, permanecendo sempre por dois dias na localidade, com acesso gratuito e censura livre.

A próxima parada da Mostra Itinerante será na quinta e sexta-feira, na cidade de Cascavel. E segue para a cidade de Aracati, nos dias 21 e 22, encerrando a temporada. A I Mostra Itinerante de Cinema do Ceará é realizada pelo Instituto Social de Arte e Cultura do Ceará, com participação da J. A. Lima Produções.

A inserção do cinema no Interior é recente e enseja projetos de promoção do audiovisual, com estímulos do Ministério da Cultura e ONGs.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres