Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
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Patrimônio Imaterial

Ministro da Cultura participa de audiência na Câmara Legislativa do Distrito Federal

Juca Ferreira vai à CLDF tratar da escola Vivendo e Aprendendo
como patrimônio imaterial

O ministro Juca Ferreira estará nesta terça-feira, às 15h, na mesa da Comissão Geral da Câmara Legislativa do Distrito Federal, para discutir a Lei nº 3.977/2007, que institui o registro de bens culturais de natureza que constituem patrimônio artístico, cultural e histórico do Distrito Federal.

A Lei possibilitou o pedido de registro de diversos bens imateriais do DF, como por exemplo: Clube do Choro, Escola de Samba da Aruc, Festival de Cinema de Brasília, Boi do Seu Teodoro, Patrimônio Pedagógico de Anísio Teixeira, dentre outros.

A produção cultural imaterial do DF envolve a tradição oral dos candangos e dos habitantes anteriores da região, os cultos, os festejos, as crenças, a culinária, as brincadeiras, o projeto humano, cultural e pedagógico que norteou o modo de ser brasiliense e até manifestações recentes, como o rock de Brasília dos anos 80, que marcou gerações.

Escola Vivendo e Aprendo

A regularização da Escola Vivendo e Aprendo e o registro do projeto pedagógico da escola no Patrimônio Imaterial serão discutidos na mesa.

A escola foi criada em 1982. Na época, funcionou em um galpão do Centro de Educação Física da Igreja Messiânica, então mantenedora do Clube de Vizinhança da Asa Norte. A partir de 1986, o Clube passou a ser gerido por seus associados e obteve a cessão de uso do terreno.

Registro do projeto pedagógico no Patrimônio Imaterial do DF

A Associação Pró-Educação Vivendo e Aprendendo foi formalmente constituída em 1982, como resultado de discussões continuadas de um grupo de pais, acadêmicos e profissionais da educação que não estavam satisfeitos com o que era oferecido então pelo sistema educacional convencional.

A escola continua a ter esse papel. Na década de 80, a instituição tentava escapar do olhar controlador do Estado, atualmente  tem como foco ser um contraponto à dinâmica competitiva imposta pelo sistema tradicional de ensino, que padroniza comportamentos e estimula o individualismo. A Vivendo propõe a cooperação e o associativismo.

Informações: (61) 2024-2407, na Comunicação Social/MinC)

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