Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Mês da Cultura em Caxias do Sul

Ministro Juca Ferreira falou da importância da cultura na abertura do evento

“Cultura é fundamental para a produção econômica, sustentabilidade e realização plena de cada brasileiro. É o que nos diferencia dos outros mamíferos, essa necessidade e possibilidade de recriar o mundo”. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (30 de agosto), pelo ministro da Cultura, Juca Ferreira, durante palestra realizada, às 12h, na Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) da cidade de Caxias de Sul, no Rio Grande do Sul.

O evento abriu as programações do Mês da Cultura, que acontecerá em setembro no município, promovido pela CIC. O objetivo da entidade, que congrega 21 sindicatos patronais e aproximadamente 25 mil empresas do nordeste do Rio Grande do Sul, é incentivar os empresários a investirem em iniciativas e projetos culturais.

Juca Ferreira falou sobre Cultura e Desenvolvimento durante uma reunião com cerca de cem empresários. Em sua palestra, o ministro lembrou que a cultura é importante para a redução do índice de violência. “E a solução [para a violência] passa pelo acesso a uma educação de qualidade e [acesso pleno] à cultura”.

O ministro participou, ainda, da cerimônia de entrega do ‘Troféu Empresa Amiga da Cultura’, organizada pela prefeitura de Caxias do Sul. “Esse prêmio é um reconhecimento às empresas que usam leis de incentivo cultural”, observou Ferreira. Ele conclamou os empresários a utilizarem, cada vez mais, os incentivos federais para promoverem a cultura.

Além do ministro da Cultura, que foi homenageado pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) com uma medalha, estiveram presentes na cerimônia o prefeito de Caxias de Sul, José Ivo Sartoni, o secretário Municipal de Cultura, Antônio Feldmann e o presidente da CIC, Milton Corlati.

Em sua segunda edição, o Mês da Cultura da CIC promove, até 30 de setembro, as exposições Que Linda Minha Terra, do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, e o Prêmio UCS Sultêxtil 1999 a 2009, dos alunos de Moda e Estilo da Universidade Caxias do Sul, além de outras atividades.

(Texto:  Heli Espíndola, Comunicação Social/MinC)
(Foto: Julio Soares/ Objetiva)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres