Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Festival do Teatro de Bonecos

Tribuna do Brasil, em 16/08/2010

Festival do Teatro de Bonecos
Paula Pratini

O Complexo Cultural da Funarte recebe a partir de amanhã, o ‘Festival Internacional de Bonecos’, que reunirá grupos nacionais e internacionais, da Argentina, Bolívia, Chile, Uruguai e México.

A mais importante característica do Projeto em Brasília é agrupar a maior concentração de representantes nacionais dessa manifestação cultural. Na edição deste ano estarão presentes os grupos de brincantes do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, além dos representantes do Distrito Federal.

Na edição deste ano estarão presentes grupos de brincantes do Piauí, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, além dos representantes do Distrito Federal. O Festival ocorre tanto nas dependências dos teatros (salas) do Complexo da Funarte, quanto nos espaços externos, onde se reproduz uma grande praça/terreiro de uma vila (denominada de Cassimiro Coco) dos tempos imemoriais, presente no inconsciente do Brasil rural.

A grande novidade deste ano é a presença do Quilombo de Mesquita que, há mais de 150 anos, fabrica artesanalmente marmelada e goiabada seguindo a receita e modo de fazer herdadas das gerações anteriores. Seu artesanato é voltado para produção das caixinhas de madeira que embalam a marmelada e a goiabada, biscuit e tapetes, que são comercializados em feiras.

Segundo Ricardo Moreira, organizador do festival, o Teatro de bonecos traz na sua essência uma enorme mistura de elementos da Cultura tradicional e populares de muitas regiões do país. Os bonequeiros (brincantes) usam como fonte de inspiração as tradições folclóricas e culturais de sua localidade.

Serviço:

Festival Internacional de Teatro de Bonecos de Brasília

Local: Complexo Cultural da Funarte -Brasília/DF

Data: De 17 a 22 de agosto de 2010

Horário: De 10h às 22h

Entrada Franca

Classificação Livre

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



2 comentários