Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Revelando os Brasis IV

Inscrições encerradas em 16 de agosto

(Atualizado em 04/8/2010)

Moradores de cidades com até 20 mil habitantes poderão inscrever histórias reais ou de ficção, até 30 de julho, por meio do Concurso de Histórias do Revelando os Brasis Ano IV. As 40 histórias selecionadas serão transformadas em vídeos com duração de até 15 minutos pelos seus autores que farão uma oficina audiovisual e transformarão a história em vídeo digital. Ao final, as obras serão exibidas em um circuito aberto e gratuito pelas ruas dos municípios participantes.

Podem ser inscritas histórias reais (baseadas em fatos históricos, personagens, tradições populares, etc) ou de ficção. Os autores selecionados participarão de oficinas preparatórias de roteiro, direção, produção, fotografia, som, edição, direção de arte, mobilização cultural, comunicação colaborativa e direitos autorais, no Rio de Janeiro, com todas as despesas pagas pelo projeto. Na etapa seguinte, eles contarão com o apoio da estrutura de produção oferecida pelo Revelando os Brasis para realizar os vídeos.

Nas três primeiras edições do projeto, entre 2004 e 2009, foram produzidas 120 obras, entre ficções e documentários. Depois de finalizados, os vídeos são apresentados em suas comunidades por meio do Circuito Nacional de Exibição, que leva uma tela de cinema para ruas e praças dos municípios. As produções também são exibidas no Programa Revelando os Brasis, que vai ao ar pelo Canal Futura. Os vídeos do projeto são lançados em DVD com distribuição gratuita entre organizações sociais e culturais, bibliotecas, universidades e cineclubes de todo o Brasil.

O Revelando os Brasis tem como objetivo viabilizar a produção de vídeos digitais nos pequenos municípios brasileiros. O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul e conta com a parceria da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobrás, por meio da Lei de Incentivo a Cultura.

Confira o regulamento e a ficha de inscrição

Informações no Instituto Marlin Azul pelo telefone (27) 3327-2751 ou pelo do e-mail revelando@imazul.org

Informações à imprensa: (61) 2024-2265 ou audiovisual@cultura.gov.br

Confira a vinheta de inscrições do Revelando os Brasis

(Narla Aguiar, ascom SAv/MinC)
(Fonte: Instituto Marlin Azul)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



10 comentários

  • Guto

    13 de janeiro de 2011

    Gostaria de saber se já foi divulgado os projetos do edital Revelando Brasis 2010 para serem executados em 2011? Att
    Guto Martins – CE

    RESPOSTA: Guto, você deve encaminhar seu questionamento diretamente à Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (SEFIC), por meio do endereço eletrônico fomento@cultura.gov.br ou pelo telefone (61) 20242082.

  • Darlene Vargas

    4 de outubro de 2010

    Estamos ansiosos esperando os resultados. Cadastramos “A Menina que que Queria Voar”, uma magnífica história baseada em fatos reais, um clássico da nossa cidade.
    Esperamos poder fazer esse documentário e levar essa linda e triste mensagem a todos podendo assim ajudar pessoas e educadores de todo o mundo.
    parabéns ao MinC pela iniciativa e obrigada pela oportunidade.

  • Carlos Landulfo

    21 de agosto de 2010

    Em que data sairá o resultado das histórias escolhidas?

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Divulgamos novos resultados na página dos resultados assim que são publicados no Diário Oficial da União. A data depende da publicação no DOU, e o MinC não pode estimar quando ela será realizada. Você pode RSS ou Atom a página dos Editais para receber aviso quando ela for alterada.
    Ou envie e-mail para divulgacao@cultura.gov.br solicitando o recebimento do Informativo do Ministério da Cultura.

  • SIMONE CAMELO ARAUJO

    5 de agosto de 2010

    Fiquei muito feliz que foi prorrogado o prazo para a inscrição. Vou me inscrever!

  • RF1 Cultura e Arte » Editais Abertos entre Junho e Julho – Ministério da Cultura

    22 de julho de 2010

    [...] Revelando os Brasis IV [...]

  • Edvaldo Lopes

    11 de julho de 2010

    Meus parabéns para o ministério da cultura pelo projeto revelando os brasis,assim, podemos divulgar o interior do nosso Brasil. Estou preparando meu projeto para envia-lo.

  • Gilmar Antonio de Oliveira

    28 de junho de 2010

    Ministério da Cultura, parabéns ao apoi no Projeto Revelando os brasis, graças a esses projetos temos a oportunidade de participar mostrando as nossas diversidades Brasil a fora e os talentos escondidos, estarei enviando a minha em breve.

  • MARIA RISONETE DA SILVA PEREIRA

    22 de junho de 2010

    Está de parabens o Ministério da Cultura, pois moro em uma cidade com estilo americanizada, na Amazonia Legal é uma história super especial. Enviarei breve.

  • Revelando os Brasis IV « Cinema Brasileiro

    11 de junho de 2010

    [...] http://www.cultura.gov.br/site/2010/06/04/revelando-os-brasis-iv-2 [...]

  • josé pinto costa

    6 de junho de 2010

    pois é que legal tenho uma boa história p/contar vou nessa parabens para a equipe idealizadora do projeto
    zeca