Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Brasília perde 15 salas

Jornal de Brasília, caderno Cultura, por Izabella Peregrino, em 15/05/2010

Entre reformas e desativações, o espectador fica com menos opções para ver filmes

Izabella Peregrino

Conhecida por ter um público que aprecia a sétima arte, Brasília perdeu 15 salas de cinema só neste ano. De 2008 para cá, contabiliza-se menos cinco salas do total de 88 da época. O multiplex do ParkShopping, por exemplo, fechou as portas por causa das reformas que vão adequar as salas ao novo padrão do Severiano Ribeiro, o Kinoplex. A previsão é de que ele volte a funcionar no final de junho. O Cine Academia também não tem previsão de voltar a ativa desde que pegou fogo há cerca de duas semanas.

Segundo informou a diretora do Cine Academia, Donatella Farani, vai demorar até que o cinema reabra suas salas, pois ainda falta terminar a perícia do local. “Só quando o laudo dos Corpo de Bombeiros sair poderemos arrumar as salas para voltar a funcionar”, disse. Neste ano, dois outros cinemas fecharam suas portas, o Severiano Ribeiro Brasília Shopping e Cine Academia Deck Norte.

O Distrito Federal possui cerca de 3% das salas de exibição do BRASIL, segundo dados da Agência Nacional do Cinema (ANCINE) de 2008. São Paulo é o estado com o maior número, cerca de 800. Em Brasília, existem quase 28 mil habitantes por sala de cinema. O Centro-Oeste, entretanto, ocupa o segundo lugar no quesito venda de ingresso per capta, com 0,49 ingresso por habitante, atrás somente da região Sudeste, com 0,60.

O primeiro complexo cinematográfico de Brasília, o ParkShopping (inaugurado em 1987 com oito salas) não será o único Se veriano Ribeiro a fechar as portas para entrar no novo padrão Kinoplex proposto pela empresa. No final do ano passado, Francisco Pinto, diretor de planejamento e expansão do Grupo Severiano Ribeiro, explicou que o Pátio Brasil também será reformado. Na época, ele esclareceu durante a inauguração do Kinoplex Boulevard, que as salas do Brasília Shopping seriam desativadas por não comportar a reforma e porque o novo cinema abarcaria o público da Asa Norte sem problemas.

Nos últimos anos, outros cinemas também fecharam as portas, como é o caso do Cine Karim (110/111 Sul), em 2000, e o Cine Márcia no Conjunto Nacional. Tanto o Cine Karim quanto o Cine Márcia tiveram grande importância para quem morou no Plano Piloto. Era muito comum ver pessoas indo passear no Conjuto Nacional e fazendo uma parada estratégica para ver um filme no Cine Márcia, um típico programa de família de classe média no final de semana.

O primeiro, contudo, virou uma igreja para depois ser transformado em academia, uma perda para os brasilienses, pois sua tela era a maior da cidade. O segundo, há cinco anos é ocupado por uma loja de departamento de marca. O Atlântida e Miguel Nabut, do Conic, também tiveram destinos semelhantes.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário

  • Twitter Trackbacks for Ministério da Cultura - MinC » Brasília perde 15 salas [cultura.gov.br] on Topsy.com

    19 de maio de 2010

    [...] Ministério da Cultura – MinC » Brasília perde 15 salas http://www.cultura.gov.br/site/2010/05/18/brasilia-perde-15-salas – view page – cached Ministério da Cultura – Brasil – http://www.cultura.gov.br Tweets about this link Topsy.Data.Twitter.User['patylouzada'] = {“photo”:”http://a3.twimg.com/profile_images/798052209/twitterProfilePhoto_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/patylouzada”,”nick”:”patylouzada”}; patylouzada: “RT @cenacine: Brasília perdeu 15 salas de #cinema só neste ano: http://bit.ly/bbMhsy ” 4 hours ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['marciliomedeiro'] = {“photo”:”http://a3.twimg.com/profile_images/354138313/Marcilio2_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/marciliomedeiro”,”nick”:”marciliomedeiro”}; marciliomedeiro: “Brasília perde 15 salas de cinema http://bit.ly/bbMhsy ” 10 hours ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['lalatinacombr'] = {“photo”:”http://a3.twimg.com/profile_images/895593771/boneca_cabeca_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/lalatinacombr”,”nick”:”lalatinacombr”}; lalatinacombr: “RT @cenacine: Brasília perdeu 15 salas de #cinema só neste ano: http://bit.ly/bbMhsy ” 12 hours ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['keldeamor'] = {“photo”:”http://a3.twimg.com/profile_images/433626661/kel_serra_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/keldeamor”,”nick”:”keldeamor”}; keldeamor: “RT @cenacine: Brasília perdeu 15 salas de #cinema só neste ano: http://bit.ly/bbMhsy ” 12 hours ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['camilafink'] = {“photo”:”http://a1.twimg.com/profile_images/759934138/foto_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/camilafink”,”nick”:”camilafink”}; camilafink: “RT @cenacine Brasília perdeu 15 salas de #cinema só neste ano: http://bit.ly/bbMhsy ” 13 hours ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['cantocult'] = {“photo”:”http://a3.twimg.com/profile_images/868759663/cantocult_menor_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/cantocult”,”nick”:”cantocult”}; cantocult: “RT @cenacine Brasília perdeu 15 salas de #cinema só neste ano: http://bit.ly/bbMhsy ” 13 hours ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['cenacine'] = {“photo”:”http://a3.twimg.com/profile_images/107176879/logo_cena_twitter_normal.jpg”,”url”:”http://twitter.com/cenacine”,”nick”:”cenacine”}; cenacineInfluential: “Brasília perdeu 15 salas de #cinema só neste ano: http://bit.ly/bbMhsy ” 13 hours ago view tweet retweet Filter tweets [...]