Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Ponto Queluz de Cultura promove arte e educação para comunidade

Conheça o trabalho da Oscip Vale a Pena, um dos 300 novos Pontos de Cultura de São Paulo

Em janeiro deste ano, a Oscip Vale a Pena foi contemplada pelo Ministério da Cultura, por meio do edital dos 300 novos Pontos de Cultura, em parceria com o governo paulista. A criação do Ponto Queluz de Cultura, da cidade de mesmo nome localizada na fronteira com o Rio de Janeiro, faz parte da maior rede de Pontos de Cultura do país.

O Ponto Queluz de Cultura vem desenvolvendo ações artísticas e culturais especialmente para a formação de jovens, promovendo a inclusão digital individual e coletiva. “Nosso trabalho é formar uma agência de comunicação local, queremos capacitar jovens para que eles promovam discussões a partir das questões de interesse comum, para através disso desenvolver produtos audiovisuais e manifestar seus pensamentos sobre os diversos temas que possam interessar nossa comunidade”, explica a coordenadora do Ponto, Patrícia de Oliveira Ramos.

O trabalho do Ponto de Cultura parte de alguns eixos. O primeiro deles é a criação de um espaço democrático para a apresentação de várias linguagens artísticas – teatro, dança, vídeo, poesia etc. A intenção, segundo Patrícia, é transformar o Ponto em um espaço-sede para essas manifestações. “A ideia é que façamos do espaço do Ponto Queluz de Cultura um local permanente de exposições de arte.” Um dos eventos organizados é o Festival de Música, que acontecerá no próximo domingo, 18 de abril, apresentando os diversos estilos da comunidade de Queluz e região.

A criação de oficinas culturais também faz parte dos objetivos do Ponto. “Outro eixo importante é o lançamento do primeiro edital de oficinas culturais, como forma de fortalecer a cultura da região. Lançamos a ideia para que artistas e arte-educadores possam compartilhar o que sabem com a comunidade.”

Das 13 propostas enviadas ao Ponto, seis foram selecionadas: dança, teatro, fotografia, arte-postal, confecção de máscara teatral e papietagem. “As outras que não foram selecionadas neste momento aguardarão o remanejamento de verba para que possamos incluí-las todas. Assim, nenhuma proposta ficará de fora”, garante a coordenadora.

Com o apoio federal do Programa Mais Cultura, o Ponto Queluz de Cultura vem promovendo cultura e educação para os jovens, formando-os para o trabalho com pessoas de outras faixas etárias da comunidade. Um exemplo desse trabalho é a I Mostra Artística da Terceira Idade, realizado na sexta-feira dia 9 de abril, feito pelos jovens participantes do Ponto para os idosos, compartilhando seu aprendizado.

Mas o Ponto ainda passa por desafios diariamente. Patrícia cita alguns empecilhos. “Temos pouco apoio das entidades privadas e do governo local. Também nos faltam canais de divulgação do nosso trabalho, em Queluz há mais dificuldade de acesso digital do que em São Paulo.”

Para superar esses desafios, ela considera o financiamento do Ministério da Cultura vital na realização das atividades do Ponto. “O apoio federal nos ajudou a reforçar as ações culturais que o Ponto vem desenvolvendo desde a criação da Oscip Vale a Pena, em 2006.”

(Jaqueline Ogliari – RRSP/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



1 comentário

  • Twitter Trackbacks for Conheça o trabalho da Oscip Vale a Pena, um dos 300 novos Pontos de Cultura de São Paulo [cultura.gov.br] on Topsy.com

    30 de abril de 2010

    [...] Conheça o trabalho da Oscip Vale a Pena, um dos 300 novos Pontos de Cultura de São Paulo http://www.cultura.gov.br/site/2010/04/30/ponto-queluz-de-cultura-promove-arte-e-educacao-para-comunidade – view page – cached Tweets about this link Topsy.Data.Twitter.User['teiapaulista'] = {“location”:”",”photo”:”http://a1.twimg.com/profile_images/532652428/Teia_normal.png”,”name”:”Teia Paulista”,”url”:”http://twitter.com/teiapaulista”,”nick”:”teiapaulista”,”description”:”Encontro dos Pontos de Cultura do Estado de São Paulo. “,”influence”:”"}; teiapaulista: “RT @RRSPMINC: Conheça o trabalho da Oscip Vale a Pena, um dos 300 novos Pontos de Cultura de São Paulo http://bit.ly/9lC1Yr ” 7 minutes ago view tweet retweet Topsy.Data.Twitter.User['rrspminc'] = {“location”:”Brasil”,”photo”:”http://a1.twimg.com/profile_images/393533284/IMAGEM_TWITTER_normal.JPG”,”name”:”MinC – SP”,”url”:”http://twitter.com/rrspminc”,”nick”:”rrspminc”,”description”:”Representação Regional do Ministério da Cultura em São Paulo”,”influence”:”"}; rrspminc: “Conheça o trabalho da Oscip Vale a Pena, um dos 300 novos Pontos de Cultura de São Paulo http://bit.ly/9lC1Yr ” 8 minutes ago view tweet retweet Filter tweets [...]