Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Exibições gratuitas de filmes à população do Estado

Folha de Pernambuco (PE), em 13/04/2010

MinC e Fundarpe anunciam novos pontos do Cine Mais Cultura

Foi na manhã de ontem, no Cinema São Luiz, que o Ministério da Cultura (MinC), junto a Fundação do Patrimônio Histórico de Pernambuco (Fundarpe), anunciou os novos 46 contemplados no edital estadual do projeto Cine Mais Cultura. O projeto prevê o fornecimento de equipamento de projeção audiovisual e filmes do acervo da Programadora Brasil (outro programa do MinC que disponibiliza um leque de títulos brasileiros) para formação de cineclubes que realizarão exibições gratuitas de filmes à população sem acesso aos mesmos.

Dos inscritos aprovados, 14 foram apresentados pelos chamados Pontos de Cultura do governo do Estado. A Região Metropolitana do Recife teve 17 instituições selecionadas, sendo oito da capital pernambucana, seis de Olinda, uma em Fernando de Noronha, outra em Itamaracá e mais uma em Camaragibe. Na Zona da Mata foram seis projetos escolhidos; no Agreste, nove, e 14 no Sertão.

O montante de investimentos do edital é de R$ 690 mil, sendo 67% recursos do MinC e 33% do governo do Estado. Integrando o kit de formação do Cine Mais Cultura, estão oficinas de capacitação que serão promovidas no final de maio, tendo apoio do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros e da Federação Pernambucana de Cineclubes.

A presidente da Fundarpe, Luciana Azevedo, ressaltou que os responsáveis pelos projetos contemplados “devem levantar uma bandeira de luta para manter esses Pontos de Cultura ativos, mesmo depois que a gestão deste governo passar”.

Já Silvana Meireles, secretária de Articulação Institucional do MinC, disse que a missão do Ministério é tentar diminuir a diferença entre a posição do Brasil como a 8ª economia do mundo da posição de 25° no Índice de Desenvolvimento Humano. “Ela lembrou aos contemplados que o grande desafio deles é tornar estes novos espaços culturais num espaço de cidadania”, conclui. Veja a lista dos contemplados na Folha Digital.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres