Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Prêmio Roquette-Pinto

Iniciativa contemplará produções radiofônicas em quatro gêneros

Até 14 de maio, a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) recebe inscrições para o Prêmio Roquette-Pinto – I Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. Inédita, a iniciativa conta com a parceria do Ministério da Cultura, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PNAC), e com patrocínio da PETROBRAS.

O concurso tem como objetivo apoiar a produção independente de obras radiofônicas e estimular a diversidade regional na produção de programas de rádio. Serão contempladas produções nos gêneros rádio-documentário, rádio-dramaturgia, rádio-arte e programas infanto-juvenis, que, segundo Orlando Guilhon, presidente da ARPUB, “São gêneros que, nos últimos anos, várias rádios públicas internacionais – em particular, européias, norte-americanas e canadenses – têm resgatado com bastante êxito”.

O edital da Arpub se insere no âmbito do Programa de Estímulo ao Rádio Brasileiro – Radio Brasil, lançado no final do ano passado pelo Ministério da Cultura. Silvio Da-Rin, secretário do Audiovisual do MinC, destacou que esse “é um programa que tem duas vertentes: o fomento à criação e difusão radiofônica, além da capacitação de radialistas e recuperação da memória do rádio brasileiro.”

Os programas serão avaliados por uma comissão de seleção composta por oito membros e constituída por especialistas na atividade radiofônica, designados pela ARPUB e pelo MinC.

Podem participar do concurso rádios públicas, educativas, culturais, comunitárias e universitárias devidamente registradas junto ao Ministério das Comunicações, bem como entidades culturais sem fins lucrativos, produtoras independentes e instituições de ensino públicas e privadas.

Para o secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, José Luiz Herencia, iniciativas como o Prêmio Roquette-Pinto são de grande valor para fomentar a diversidade e a qualidade da produção radiofônica brasileira. Dados do Anuário de Estatísticas Culturais 2009, do próprio MinC, mostram que cerca de 60% da população brasileira é ouvinte de rádio.

O lançamento do prêmio foi realizado nesta segunda-feira no auditório da Rádio Nacional, onde estiveram presentes, além de representantes do MinC, da Petrobras, da ARPUB e de profissionais ligados à área, Carmen Lúcia Roquette-Pinto, filha de Roquete-Pinto, que será homenageada pela diretoria da ARPUB como madrinha do concurso.

Mais informações sobre o prêmio e seu regulamento, no site da ARPUB: www.arpub.org.br

Por Marcelo Carota, Ascom SAv/MinC

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres