Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Ministério da Cultura aprova projeto de R$ 235 mil para Catedral de Sinop

Olhardireto.com.br, Alexandre Alves, em 19/01/2010

O Ministério da Cultura aprovou o Projeto Cores da Catedral a captar recursos na ordem de até R$ 235 mil, para finalizar as pinturas sacras na Catedral Sagrado Coração de Jesus, em Sinop. As empresas poderão fazer doações e descontar do imposto de renda, baseados na Lei Rouanet, lei federal de incentivo à cultura.

A artista plástica Mari Bueno, que está fazendo as pinturas, disse ao Olhar Direto que os trabalhos já foram reiniciados e que o projeto compõe um conjunto de obras liturgicamente planejadas. “Já reiniciei a pintura. No projeto Cores da Catedral estão inseridos o altar, os quatro painéis nas laterais, as quatro colunas internas, as três portas e a parede da pia batismal”.

Mari já havia começado em 2009 a pintura na Catedral. Agora, com o incentivo da lei, planeja avançar com as pinturas sacras. “Os interessados em ajudar, tanto pessoa física quanto jurídica, podem abater a colaboração do Imposto de Renda”.

O prazo para captação dos valores vai até 31 de dezembro de 2010. Há quatro meses os desenhos já estavam sendo planejados pela artista plástica, que iniciou no mês de novembro as pinturas na parede da pia batismal. A conclusão deste painel é prevista para três meses, sendo posteriormente executados os outros trabalhos descritos.

“A arte sacra dentro da Catedral faz parte de um conjunto de elementos que compõem o espaço celebrativo e tem como principal objetivo conduzir os fiéis em comunhão à experiência do mistério de Deus, permitir a passagem do visível para o invisível, levar o espectador além da matéria, ao transcendente”, diz Bueno.

A artista sinopense lembrou que o projeto busca destacar a inculturação na arte, as características desta rica região amazônica, na qual não há superioridade cultural e espiritual, mas sim proximidade e unificação com as culturas. “Assim se torna a arte sacra compreensível, isto é, uma teologia em imagem”, esclarece a pintora.

Mari Bueno agradece em nome da Catedral Sagrado Coração de Jesus às empresas e pessoas físicas que já estão colaborando com o projeto Cores da Catedral. “Empresas e empresários, através deste apoio, mostram que acreditam no desenvolvimento e no potencial de nossa região e reconhecem a importância deste projeto para a manifestação da cultura e da fé dos mato-grossenses”.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres