Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Ministério da Cultura realiza oficina em Curuçá

Agência Pará de Notícias, Da Redação, 22/07/2009 (15h39)

Depois do Encontro de Mestres Tocadores de Tambores da Região do Guamá, foi a vez do representante da Secretaria da Identidade e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, o antropólogo e mestre em ciências sociais Marcelo Simon Manzatti, dar início a Oficina de Elaboração de Projetos para concorrer ao Prêmio Culturas Populares 2009 – Edição Mestra Dona Izabel (artesã ceramista do Vale do Jequitinhonha), cujas inscrições abriram no dia 15 de julho e encerram no dia 28 de agosto.

Emocionado, Marcelo cantou um trecho da Ladainha de São Benedito – moçambique (SP) e falou sobre a participação do Estado do Pará nas discussão do Minc. “O Estado do Pará deu uma lição para todos nós hoje. O Ministério da Cultura aprendeu a trabalhar Culturas Populares assim, ouvindo, quando em 2007 em um encontro em Brasília representantes do Estado do Pará propôs que técnicos pudessem dar voz aos mestres de cultura que estavam presentes. A mesa durou 8 horas, todos os mestres falaram e tocaram. Estamos muito emocionados por reviver esse momento de aprendizado”, declarou.

A oficina é uma ação do Ministério da Cultura, em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult) e foi incluída na programação do Circuito Cultural Paraense. “Vamos apresentar o edital, trocar informações e dialogar com os participantes e ainda preencher os formulários de inscrição oral dos mestres da Região do Guamá muito importante culturalmente não só para o Pará, mas também para o Brasil”, afirmou Marcelo.

Pensada especialmente para grupos e entidades que trabalham com cultura popular, a ação, contudo, é aberta ao público, não sendo necessária a inscrição prévia para participar. Durante a oficina, Marcelo falou sobre os mestres homenageados em edições anteriores do Prêmio e sobre a atual homenageada, Mestra Dona Izabel e ainda explicou detalhadamente, aos mais de 30 mestres presentes na oficina, cada item do manual de inscrição. “É importante que todos possam compreender o edital e consigam se inscrever. Esta é a primeira oficina sobre o prêmio de 2009″, enfatizou.

Prêmio Culturas Populares – A Edição Mestra Dona Izabel integra o Programa Identidade e Diversidade Cultural (Brasil Plural) e tem como objetivo identificar, fortalecer e divulgar as manifestações das culturas populares brasileiras, além de valorizar os produtores dessa arte. Sendo assim, para cada um dos 195 candidatos escolhidos, será destinado o valor de R$ 10 mil, totalizando um investimento de cerca de R$ 1,9 milhão em projetos culturais, que serão distribuídos entre as seguintes categorias: Mestres e Mestras dos Saberes e Fazeres, e Grupos e Comunidades Tradicionais. O edital está disponível na página do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br), em Editais e Premiações.

De acordo com o Minc, a seleção das propostas será feita por uma comissão de avaliação composta por artistas, pesquisadores, técnicos e/ou dirigentes do sistema MinC e de instituições parceiras, com atuação reconhecida no campo das expressões das culturas populares. Em 2008, o edital do Prêmio Culturas Populares homenageou o Mestre Humberto de Maracanã (Humberto Barbosa Mendes), cantor e compositor do bumba-meu-boi maranhense que completou 36 anos à frente do Boi de Maracanã.O Pará foi contemplado com 11 iniciativas: dois grupos formais, dois grupos informais e sete mestres de cultura.

Para o secretário de Cultura, Edilson Moura a idéia é contribuir para o fortalecimento das políticas públicas de cultura do governo federal. “Ao promover esse encontro, o governo do Estado reúne em um só espaço, representações célebres da nossa cultura popular oriundos dos 18 municípios que compõem a região de integração do Rio Guamá. O impacto é a ampliação da participação do Pará no Prêmio e a valorização da cultura popular brasileira”, declarou o secretário.

SERVIÇO

O Circuito Cultural Paraense da Região do Rio Guamá acontece de 20 a 26 de julho, em Curuçá. Realização: Governo do Estado do Pará, Secretaria de Estado de Cultura e Prefeitura Municipal de Curuçá.

Úrsula Pereira – Secult

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres