Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Feira do Livro de Frankfurt

Ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy, participou da solenidade de abertura

A cerimônia de abertura da Feira do Livro de Frankfurt, ocorrida na última terça-feira, 14 de outubro, contou com a presença do secretário executivo e também ministro da Cultura interino, Alfredo Manevy. Este ano, 43 editoras brasileiras participam do maior evento internacional do campo editorial. A Turquia é o país convidado de honra desta 60ª edição.

Segundo o ministro interino, a Feira é um entreposto comercial favorável para a penetração da literatura e do mercado editorial brasileiro em mercados globais. “A presença do Ministério da Cultura neste encontro internacional é fundamental, temos uma parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos [Apex-Brasil] e com a Câmara Brasileira do Livro no sentido de fortalecer a presença do mercado brasileiro na Feira de Frankfurt”.

A participação brasileira no exterior, afirmou Manevy, é estratégica porque a indústria do livro no Brasil está crescendo e conta com escritores de peso internacional. “O mercado editorial precisa aproveitar esses espaços de conexão de venda, de licenciamento de direitos autorais, para que isso possa gerar divisas e receitas para o Brasil”.

Alfredo Manevy ressaltou também que é uma excelente oportunidade para a política do Governo Federal no sentido da valorização da cultura brasileira como economia no mundo. “O Brasil na Feira é uma importante ferramenta para a soberania do país, para a língua portuguesa, para a valorização dos autores brasileiros e também para ampliar o acesso à leitura, no Brasil e no mundo.”

Reconhecimento

O ministro da Cultura interino também falou que o MinC e a Câmara Brasileira do Livro (CBL) farão uma homenagem ao centenário da morte de Machado de Assis, na Feira de Frankfurt. “Homenageá-lo é o reconhecimento dessa literatura que interpretou o Brasil, que significa uma análise crítica da nossa sociedade para o mundo. É um escritor de profundidade e reconhecido não só pela academia e pela sociedade brasileira, mas também pelas academias internacionais. Ele é um símbolo dessa internacionalização com muita intensidade”, ressaltou Alfredo Manevy.

Neste sábado, dia 18, os representantes do Ministério da Cultura vão se reunir com o ministro de Justiça e Educação do estado de Hessen, Juergen Banzer, com quem falarão sobre livros escolares, com foco direcionado à cultura. Na tarde do mesmo dia, Jéferson Assumção, coordenador-geral de Livro e Leitura, e José Castilho, secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), apresentarão a palestra Políticas de Livro e Leitura no Brasil.

Nesta edição, o estande brasileiro cresceu muito e teve uma arquitetura própria e singularizada para se destacar diferentemente do que aconteceu nos anos anteriores.

Leia também: Feira do Livro de Frankfurt.

(Texto: Marcelo Lucena, Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres