BRASÍLIA – Apesar de ainda não terem sido consultados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente nacional do PV, José Luiz Pena, e o líder do partido na Câmara, Sarney Filho (MA), confirmaram nesta quinta-feira seu apoio ao nome do secretário-executivo Juca Ferreira para o cargo de ministro da Cultura, vago desde o pedido de demissão de Gilberto Gil. O cantor é membro do PV.
- Falei com o Juca para hipotecar minha solidariedade e para desfazer rumores de que poderíamos vetar seu nome. Eu o tranqüilizei dizendo que da parte do partido iríamos pedir sua permanência – afirmou Pena.
O deputado Sarney Filho também deixou claro seu apoio pessoal à uma eventual efetivação de Juca Ferreira no comando do Ministério da Cultura:
- Nós não formos procurados institucionalmente para discutir o assunto. Pessoalmente, acho o Juca altamente preparado para assumir o cargo. Mas se formos chamados para fazer a indicação, teremos de discutir antes coma bancada, o que necessariamente não exclui Juca. Se não cabe a gente indicar, também não cabe a gente vetar ninguém, ainda mais um dos fundadores do nosso partido.
A expectativa da cúpula do PV é a de que o presidente Lula entre em contato com o partido antes de definir o nome do substituto de Gil – o que deve ocorrer depois que o presidente voltar da viagem à China, dia 9.
Participação do Leitor