Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Arte Santeira do Piauí luta para virar patrimônio do Brasil

Portal Cidadeverde.com, Fábio Lima, 16/7/2008, às 20h34

Reunião nesta quinta-feira vai apresentar relatório que será enviado para o Ministério da Cultura

Pesquisadores que trabalham pelo reconhecimento da arte santeira do Piauí como patrimônio cultural brasileiro vão estar reunidos às 11h desta quinta-feira no auditório Mestre Dezinho, da Central de Artesanato, para apresentar o relatório final que será levado ao Ministério da Cultura. O trabalho reuniu entrevistas e documentos em cinco cidades piauienses e será anexado ao pedido formalizado no último maio.

O pedido de registro já foi feito em maio deste ano, quando o ministro Gilberto Gil veio a Teresina. A Cajuína passa pelo mesmo processo, que deve ter sua análise concluída em 2009. Agora, os defensores da idéia devem levar o relatório, que servirá como base para a análise do Ministério da Cultura, como explica a professora Áurea Paz, que coordenou toda a pesquisa.

“Vamos apresentar o resultado da pesquisa que vai subsidiar o processo. O pedido de registro já foi feito. Como pesquisadora, tenho que retornar o resultado da pesquisa para eles”, disse Áurea, se referindo aos 30 santeiros de Teresina, Parnaíba, Campo Maior, Pedro II e José de Freitas, que foram entrevistados, filmados e fotografados nos últimos oito meses, assim como todo o seu trabalho.

O registro foi solicitado por três gerações de santeiros, representados pelos mestres Espedito, Kim, e Dim. “Nós ajudamos o grupo a elaborar o documento e solicitar o registro ao ministro. O que pedimos é que seja reconhecida a técnica, o ofício e o modo de fazer arte santeira, como patrimônio cultural brasileiro”, explicou Áurea Paz.

A intenção é, com a Arte Santeira do Piauí no Livro de Registros e Saberes, o artesanato piauiense tenha maior visibilidade e possam ser propostas políticas públicas para fomentar o desenvolvimento dessa arte no Estado.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres