Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Leitura no Brasil

Painéis de encontro sobre o tema avaliam resultados da maior pesquisa sobre o perfil do leitor brasileiro

Nesta quarta-feira, 28 de maio, em Brasília, foi realizado o Seminário Nacional Retratos da Leitura no Brasil. Promovido pelo Instituto Pró-Livro (IPL), o encontro reuniu autoridades, especialistas e formadores de opinião para a apresentação da segunda edição do maior estudo realizado no país sobre o comportamento do leitor brasileiro.

No evento, que se estendeu durante todo o dia, o período da manhã foi dedicado à apresentação dos resultados da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil e seu impacto sobre as políticas públicas do livro e leitura. Já a parte da tarde, ficou para os debates, que contaram com a participação de especialistas para expor e interpretar os pontos relevantes desse estudo.

Durante o primeiro painel foi traçado um paralelo com os resultados obtidos na primeira edição da pesquisa, realizada em 2001; interpretados os números atuais; e analisados o comportamento do leitor no mundo. Participaram, como debatedores, Luis Fernando Sarmiento (Cerlalc/Unesco), Felipe Lindoso (CBL) e Maurício Garcia (Ibope Inteligência), e, como mediadora, Zoara Failla (IPL).

Jéferson Assumção e José Castilho Neto

Encerrando o seminário, o segundo painel abordou os temas Leituras da Pesquisa e Retratos da Leitura – caminhos para os atores do mundo do livro. Compuseram a mesa o secretário executivo do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), José Castilho Neto; a presidente da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, Maria Antonieta Antunes da Cunha, e o coordenador-geral do Livro e Leitura do Ministério da Cultura, Jéferson Assumção.

Em sua apresentação, o secretário executivo do PNLL ressaltou a importância da pesquisa para o desenvolvimento das políticas públicas culturais no país. “Essa análise nos indica os caminhos e as decisões políticas que devem ser tomadas, tanto do ponto de vista da sociedade como do ponto de vista do Estado, para que possamos avançar cada vez mais”, afirmou.

Por sua vez, Jéferson Assumção enfatizou a implantação e a modernização de bibliotecas como parte integrante no processo de crescimento da sociedade leitora, além de destacar a importância da escola no fomento ao hábito da leitura. Também ressaltou o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Ministério da Cultura, por meio do Programa Mais Cultura: “estamos investindo muito na modernização de bibliotecas, com a perspectiva de criação de verdadeiros centros culturais como instrumentos de qualificação do ambiente social”.

A pesquisa Retratos da Leitura no Brasil está disponível para download no site do Pró-Livro.

Leia, também, as seguintes matérias relacionadas: Livro e Leitura e Retratos da Leitura no Brasil.

(Texto: Tatyana Vendramini)
(Fotos: André Simas)
(Comunicação Social/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres