Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Governo discute com a Caixa parceria para produção e ações culturais

O Progresso - MA, Da Redação, 05/04/2008

Para Ribeiro, o acolhimento da Caixa aos projetos apresentados pelo governo Jackson Lago demonstra “uma ótima sintonia”

Com a sinalização para realizar mais três novos projetos na área da cultura juntos, o Governo do Estado e a Caixa Econômica Federal reeditam uma das parcerias institucionais mais produtivas para o Maranhão.

Em audiência realizada nesta quarta-feira (03), o secretário de cultura, Joãozinho Ribeiro, apresentou ao vice-presidente da Caixa, Carlos Borges, propostas do governo de reforma da Biblioteca Benedito Leite, produção de cinco feiras regionais de leitura e livros este ano e lançamento de um edital de apoio a produções e ações culturais que contemple o Estado.

Para Ribeiro, o acolhimento da Caixa aos projetos apresentados pelo governo Jackson Lago demonstra “uma ótima sintonia”. “A Caixa compreende e incentiva nossa política cultural”. O vice-presidente da instituição afirmou que “parceria, entendimento e reciprocidade” tem pautado a relação entre o governo estadual e o banco público.

“Discutimos a importância de garantir mais acessibilidade aos portadores de deficiência que têm o direito e desejam freqüentar a Benedito Leite. E de incentivo à acessibilidade a Caixa entende, por ter sido pioneira no apoio à equipe brasileira em jogos paraolímpicos. Saímos bastante otimistas do encontro”, avalia o secretário de cultura.

França e Economia – A audiência com a Caixa fez parte de uma extensa agenda do secretário em Brasília. Acompanhado da assessora de planejamento, Micaela Neiva Moreira, Ribeiro tratou de duas das prioridades atuais da secretaria com Alfredo Manevy, secretário de políticas culturais do Ministério da Cultura (Minc): o ano da França no Brasil (em 2009) e o segundo fórum estadual de economia da cultura, que acontece em junho.

“A proposta do segundo fórum, de mapear e estimular a economia e as oportunidades de trabalho e renda que existem partir das festividades do Maranhão interessa muito ao Minc. Para nós, a política cultural que está sendo desenvolvida lá é um exemplo para o país”, afirma Manevy.

Ribeiro encontrou ainda com a direção da TV Brasil para propor a cobertura do São João maranhense pelo recém-criado canal estatal. “Eles ficaram muito entusiasmados e curiosos. Mais uma parceria importante deve ser firmada, agora a favor do nosso São João”, comemora.

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres