Ministério da Cultura Brasil
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Prêmios Literários

Objetivo
Os Prêmios Literários – (Prêmio Camões e Prêmio Fundação Biblioteca Nacional) têm como objetivo incentivar e valorizar o trabalho de autores de língua portuguesa que tenham contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário da língua comum (Prêmio Luís de Camões), bem como de autores literários nos gêneros romance, conto ou poesia (Prêmio Fundação Biblioteca Nacional).

Público
Geral

Diretrizes do Programa
Promover o estreitamento de laços culturais entre os vários países lusófonos (Prêmio Luís de Camões), e estimular a pesquisa e a criação literária no país (Prêmio Fundação Biblioteca Nacional)

Área Responsável
Fundação Biblioteca Nacional – BN

Parcerias Existentes
Instituto Camões (Prêmio Luís de Camões)

Correlação no PPA
Programa Livro Aberto – Concessão de Prêmios a Criação e a Difusão na Área do Conhecimento Científico, Acadêmico e Literário

Informações Adicionais
Fundação Biblioteca Nacional – BN
E-mail: gabinete@bn.br
Telefones: (021) 2240-8079 / 2220-1994
FAX: (21) 2220-4173

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres



5 comentários

  • Grasielly

    25 de março de 2009

    Gostaria de saber quem são homenageados nos prêmios literários que ocorrem no Brasil ou nos estados em si. Como é feita essa premiação e homenagem aos escritores e etc. Agradeçida, Grasy.

    RESPOSTA, por Contate@Cultura: Estes prêmios são responsabilidade da Fundação Biblioteca Nacional, veja mais nesta página do site da FBN.

  • wagna

    19 de setembro de 2008

    Bom.

  • vera maria batista lopes

    14 de agosto de 2008

    Tenho interesse em mostar o que trinta anos de magistério me trouxe de vivências e lições edificantes. Sem recursos para patrocinar impressão. A quem envio meus rascunhos, para apreciação do valor e conteúdo, se de interesse de publicadores?

    RESPOSTA, por Guilherme Barcellos: Existem as BOLSAS PARA PESQUISA, AUTORES e TRADUTORES.
    Para fazer o download da ficha de inscrição e instruções, clique Programa de Bolsas da Fundação Biblioteca Nacional.

  • alexandre boure

    26 de julho de 2008

    Gostaria de saber a data inicial das próximas inscrições do prêmio e da bolsa para conclusão da obra do autor. Agradecido desde já.

    RESPOSTA, por Guilherme Barcellos: Ainda não temos novas datas, mas o senhor pode se inscrever para bolsa em qualquer data: Programa de Bolsas da Fundação Biblioteca Nacional

  • José de Andrade Sucupira Filho

    4 de maio de 2008

    Prezados senhores
    Minha dúvida é se um livro de poemas, escrito por um cidadão comum, brasileiro, pode participar da seleção desse Prêmio Literário, ou se é apenas para Portugal. E qual é o prêmio. Agradeço pela atenção. Saudações cordiais.

    RESPOSTA, por Guilherme Barcellos:
    Prêmio Fundação Biblioteca Nacional é para escritores de narrativa, poesia, ensaio literário, ensaio social, designers e tradutores brasileiros que tenham sido reconhecidos pela excelência do trabalho publicado ao longo do ano em que o prêmio é concedido. Premiação em dinheiro para os autores brasileiros no valor de R$10.000,00 por gêneros literários escolhidos.

    Prêmio Camões, um prêmio concedido em parceria com Portugal a escritor em língua portuguesa, seja da Europa, Brasil ou países de língua portuguesa da África, que tenha se destacado ao longo de sua carreira literária. Prêmio em dinheiro equivalente a US$ 100.000 (cem mil dólares).

    Veja mais aqui ou envie e-mail solicitando informações para cgll@bn.br.