Ministério da Cultura Brasil
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011 RSS Cultura em Movimento Fale com o Ministério
« Voltar Imprimir

Festival Santista de Curtas Metragens

A imagem 'http://www.cultura.gov.br/upload/CURTA%20CANTOS%202007_1187377342.jpg' contém erros e não pode ser exibida.

O secretário da Identidade e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Sérgio Mamberti, será o patrono da 5ª edição do Festival Santista de Curtas Metragens – Curta Santos, que acontece na cidade litorânea de São Paulo, de 17 a 22 de setembro, com o apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). Este ano o evento vem com uma grande inovação: a mostra Curta Online. A novidade é voltada para mídias alternativas, como telefones celulares, câmeras fotográficas digitais e palm-tops. A intenção é mostrar o potencial que essas novas mídias têm de influenciar o campo audiovisual nos dias de hoje.

Diversas mostras integram a programação do Festival: a mostra nacional Olhar Brasilis, a mostra regional Olhar Caiçara e o 3º Festival de Videoclip (todas competitivas) e Outro Olhar (não competitiva), para as quais as inscrições já estão encerradas. Para o Curta Online, o prazo de inscrições encerra-se no dia 25 de agosto. Os filmes devem ter até 90 segundos de duração. Serão selecionados 15 filmes para essa mostra, e a exibição será feita exclusivamente pela Internet.

Além das sessões, o Festival Curta Santos oferecerá debates, oficinas e eventos paralelos, com participação de críticos de cinema, diretores, produtores e curadores de festivais brasileiros. O evento é uma verdadeira escola de cinema, e será uma boa oportunidade para se descobrir e formar novos talentos, além de assistir a riqueza da diversidade da produção audiovisual no país.

Sérgio Mamberti será homenageado em Santos, sua terra natal, pelos trabalhos realizados como ator e diretor, pela relação afetiva que mantém com a cidade, onde descobriu sua vocação profissional. Também receberão homenagens o cineasta Beto Brant, revelado nos Anos 80 com seus curtas metragens, e os atores Júlia Lemmertz e Edson Celulari. A participação no evento é gratuita, e a expectativa para este ano é de que 100 mil pessoas prestigiem o Festival. O objetivo é estimular novas produções, ajudar a valorizar e sedimentar a importância do curta-metragem, com especial ênfase à produção do litoral paulista.

Outras informações: www.curtasantos.com, producao@curtasantos.com e (11) 3814-4600.

(Texto: Comunicação SID/MinC)

Compartilhe:
  • Digg
  • del.icio.us
  • Facebook
  • Google Bookmarks
  • MySpace
  • TwitThis
  • email
  • LinkedIn

Participação do Leitor

max. 1000 caracteres