Ministério da Cultura Brasil

SCC/MinC no X Encontro de Culturas Tradicionais

A Secretaria de Cidadania Cultural, SCC/MinC, participa do X Encontro das Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros desenvolvendo e apoiando diferentes atividades na programação do evento, que ocorre na Vila de São Jorge (Alto Paraíso, GO), até sábado, 31 de julho.

Entre as atividades, destacam-se o Encontro de Pontos de Cultura do Centro-oeste, reunião de Tuxauas do Cultura Viva e a participação do Grupo de Trabalho, GT, de matriz africana nas palestras. Os GTs são grupos de discussão que propõem e acompanham políticas públicas para segmentos específicos do universo cultural

Para enriquecer o diálogo, a SCC/MinC leva para o evento diversas lideranças e mestres ligados à cultura e religião de descendência afro que participam do GT e outros convidados, como quatro líderes religiosos e políticos da Nigéria, trazidos ao Brasil para integrar o evento.

A programação foi desenvolvida com o objetivo de fomentar a discussão sobre questões de identidade e memória dos descendentes de povos africanos, e tem início com a roda de prosa “Ancestralidade: Identidades, Memórias e Saberes do Sagrado”, às 9h, com participação do secretario de Cidadania Cultural, TT Catalão. A conversa será coordenada por Mãe Beata de Iemanjá, yalorixá dos candomblés de origem Ketu-Yorubá, do terreiro Ilê Omi Oju Aro, do Rio de Janeiro (RJ), e discutirá a contribuição das comunidades tradicionais de matriz africana na construção de um processo de resistência e preservação do legado cultural. Será um espaço aberto à participaçã do público.

À tarde, ocorre uma reunião dos representantes do GT. No dia seguinte, os convidados da SCC/MinC participam de outras rodas de prosa da programação do encontro com temas transversais. A questão étnica volta à pauta, na sexta-feira, 30, com a roda Ayabás o poder do feminino no sagrado, que será encerrada com um ritual de saudação aos orixás e elementos da natureza.

Leia também: Celebração das culturas tradicionais na Chapada dos Veadeiros


Participação do Leitor


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520