Ministério da Cultura Brasil

Rede Interações Estéticas promove troca de saberes

Por Bruna Carmona e Carlos Eduardo Alvim

Encontro da Rede Interações Estéticas

A continuação da mesa de discussões da Rede Interações Estéticas teve início na tarde deste domingo, 28 de novembro, na Funarte MG. Os componentes da roda começaram a reunião fazendo um exercício de percussão humana – cada um deles foi convidado a produzir sons com o próprio corpo, até que todos executassem sons diferentes ao mesmo tempo. O compositor Pax Bittar foi convidado a reger a dinâmica.

Após o exercício, os componentes da roda retomaram o assunto do dia anterior, compartilhando, com todos os presentes, os resultados das discussões realizadas em pequenos grupos. Entre os efeitos da experiência do Prêmio Interações Estéticas em Pontos de Cultura e sua relação com os artistas, foram mencionados a troca de saberes e a prática construtiva do cotidiano. Um dos componentes da roda definiu a experiência como uma oportunidade de materializar ideias dentro de um projeto e expandi-las.

Finalizada a exposição das reflexões, os participantes seguiram para o terceiro momento, dividindo-se em grupos de cinco pessoas para discutir sobre como os elementos identificados contribuem para uma estética de transformação social. A reunião dos pequenos grupos durou 40 minutos, e na etapa geral, os componentes da roda reafirmaram a necessidade de fortalecer e mobilizar a Rede Interações Estéticas, para não deixar que ela se esvazie.


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520