Ministério da Cultura Brasil

el quijote

A foto retrata uma cena do espetáculo “El Quijote”, uma criação coletiva de 15 grupos de teatro de dez países da América Latina que atuam em comunidades. A estreia do espetáculo teve como marco o lançamento da Rede Latino Americana de Teatro em Comunidade, no II Congresso Ibero-Americano: Cultura e Transformação Social, que ocorreu em São Paulo, em 2009.

A Rede Latino-americana de Teatro em Comunidade foi fundada em outubro de 2009, com 16 grupos de teatro de países latino-americanos, entre eles o Pontão de Cultura paulista Pombas Urbanas. A montagem do “El Quijote” reuniu setenta atores, que encenaram uma versão do clássico de Miguel de Cervantes “Dom Quixote”, adaptada por Santiago Garcia e dirigida por César Badillo, ambos do grupo La Candelária (Colômbia).

O Pombas Urbanas é um Pontão de Cultura de teatro em comunidade que, nos próximos três anos, fará um mapeamento de grupos de teatro que atuam com e para comunidades no Brasil. O grupo foi criado pelo diretor Lino Rojas com objetivo de formar atores e técnicos para o teatro com jovens de São Miguel Paulista, zona leste de São Paulo.

Em janeiro de 2004 mudou-se para o bairro Cidade Tiradentes, periferia de São Paulo e, desde então, promove no local um intenso processo teatral comunitário caracterizado pelo profundo vínculo entre artistas e comunidade.

A filosofia do grupo é compreender e exercer a condição de artistas por meio de uma pesquisa e produção teatral próxima à sociedade, com o desenvolvimento de propostas práticas e concretas de acesso à arte, desenvolvimento de conhecimentos e ferramentas para que populações historicamente marginalizadas possam produzir teatro e refletir sobre sua realidade.

A foto é de TT Catalão, secretário de Cidadania e Cultura, SCC/MinC.

Visite o site do Pombas Urbanas.


Participação do Leitor


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520