Leia a entrevista com Jorge Mautner, que irá encerrar o Circuito Interações de Recife.
Jorge Mautner, cantor, compositor e escritor brasileiro, é um dos contemplados do prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura. Ao lado do Maracatu Nação Estrela de Ouro, ele irá se apresentar na quarta-feira, 10, no Circuito Interações Estéticas – etapa Recife, encerrando o evento e mostrando os frutos que colheu a partir do projeto. Confira a entrevista abaixo.
Que tipo de experiência você adquiriu a partir do prêmio Interações Estéticas – Residências Artísticas em Pontos de Cultura?
A minha experiência foi a de conhecer de perto todos os tesouros musicais e culturais de Nazaré da Mata (Pernambuco) e dos arredores, maracatus, cavalos-marinhos e cirandas.
Como se deu a realização do projeto?
Começamos gravando o CD “Kaosnavial” lá em Nazaré da Mata, com todo o grupo do Maracatu Esrela de Ouro, os seus músicos, seus dançarinos. E o referido CD tem faixas cantadas por mim e pelo Mestre Duda. Todos eles, músicos e integrantes do maracatu, são geniais.
Qual o percurso que vocês fizeram durante este ano?
Fizemos vários shows juntos e o resultado foi sempre excelente. Para lá de excelente, são obras-primas todas as músicas executadas.
Quais os ganhos e dificuldades enfrentadas durante este processo?
As dificuldades eram sempre contornadas por todos nós e o entusiasmo de nossos encontros, além de serem musicais, sempre foram filosóficos e com longas conversas sobre todos os assuntos. História, poesia, política cultural, o futuro da Humanidade e a missão do Brasil com a sua amálgama!
Como foi a relação do projeto com o ponto de cultura (Ponto de Cultura Estrela de Ouro) em que você fez residência?
A nossa parceria é para sempre, assim como a amizade entre nós, gerada por este trabalho. Trabalho que a partir de agora será conhecido por todos, por sua importância e beleza, seu significado e sua originalidade, sua humanidade e sua arte tão cheia de fé, proclamando os direitos humanos ao som dos batuques que são sagrados e nasceram do Candomblé!
Como será a apresentação de vocês no circuito Interações estéticas de Recife?
Estarei em Recife agora no dia 10 para iniciar o lançamento do CD e do filme com o nosso show. Dia 26 faremos o show em Belo Horizonte, e no ano que vem apresentaremos o show e o filme relativo ao CD em várias praças e lugares do Brasil e exterior.
(Christiana Albuquerque)
Fonte: Funarte
- Publicado por scc.comunica
- Categoria: Agenda, Editais e Premiações, Funarte e UFPE promovem o Circuito Interações Estéticas no Recife, Interações Estéticas, Notícias
Participação do Leitor