Ministério da Cultura Brasil

D. Zefinha e Meninas de Sinhá encerram a etapa Belo Horizonte

Por Graziele Lopes

Os grupos Dona Zefinha e Meninas de Sinhá encerram hoje, 28 de novembro, às 20h, o Circuito Interações Estéticas. Os músicos e artistas cearenses do Dona Zefinha dividem o palco com o grupo belo-horizontino Meninas de Sinhá na lona da Funarte MG. As apresentações dos grupos têm agradado o público em todo país, com a proposta de reunir música e teatro.

O guitarrista e cantor do grupo Dona Zefinha, Orlângelo Leal, conta que o grupo começou seu trabalho com o teatro de rua, integrando posteriormente a música nas apresentações. Várias canções foram compostas para serem apresentadas nos espetáculos do grupo pelo Brasil.

Confira entrevista completa com Orlângelo Leal e o grupo Dona Zefinha em http://www.archive.org/details/EntrevistaDonaZefinha

Momento do show dos grupos “D. Zefinha” e “As Meninas de Sinhá”.

Meninas de Sinhá

Rosária Andrade, de 63 anos, conta com entusiasmo a história do grupo Meninas de Sinhá, formado por senhoras do antigo Lar Feliz, que já se apresentou em várias cidades e inspirou o surgimento de novos grupos com a mesma proposta. “Nós fazíamos artesanato como terapia ocupacional. Um dia, notando a necessidade de levar alegria às donas de casa, Valdete da Silva, fundadora do grupo, pediu que cada uma de nós trouxesse, no dia seguinte, uma cantiga de roda do tempo da infância e assim surgiu o grupo”.

Para Bernardina Sena, a Seninha, de 64 anos, participar do grupo traz muita alegria a todos os integrantes. “O grupo é de grande importância para levantar a auto-estima. Conversamos, trocamos experiências e isso tem motivado muito as participantes. Muitas delas voltaram a estudar e estão muito felizes”, comentou.


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520