Ministério da Cultura Brasil

Mais Cultura

Lançado em outubro de 2007, o Programa Mais Cultura insere a cultura na Agenda Social do Governo Federal, transformando o acesso aos bens culturais em política estratégica de Estado para reduzir a pobreza e a desigualdade social.

A estrutura do Programa está divida em três dimensões, articuladas entre si: Cultura e Cidadania (que executa o programa Cultura Viva), Cultura e Cidades e Cultura e Economia. Todas essas ações buscam a ampla participação da sociedade civil e dos poderes públicos.

Os focos de atuação do Mais Cultura atingem a diversas camadas sociais e beneficiam os diversos grupos que compõem a população brasileira, com atenção especial aos mais vulneráveis.

O Programa anuncia suas ações em editais públicos abertos a municípios, estados, pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito público ou privado, sem fins lucrativos, que sejam de natureza cultural, como associações, sindicatos, cooperativas, fundações, escolas caracterizadas como comunitárias e suas associações de pais e mestres, ou organizações tituladas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs) e Organizações Sociais (OS), com atuação comprovada na área cultural há pelo menos dois anos.

Acordos

Em 2009, o Programa Mais Cultura iniciou uma série de ações, potencializadas pela assinatura de acordos de cooperação com 15 ministérios, cinco bancos públicos e 16 governos estaduais.

A sociedade civil também contribuiu no Programa, participado das oficinas de implementação do Mais Cultura, realizadas nos estados parceiros.

Como o Programa contempla prioritariamente as áreas de maior vulnerabilidade social, foi estabelecida uma territorialização com base no mapa dos Territórios da Cidadania – que atendem especialmente áreas rurais – e do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que atua em regiões metropolitanas com forte índice de violência.

Saiba mais:
Site do Mais Cultura


Ministério da Cultura
Secretaria de Cidadania Cultural (SCC)
SCRS 502 Sul, Lotes 8 a 12, Bloco B,
Brasília-DF CEP: 70330-520